TSM Brasil - IBRAM

Sobre o TSM Brasil

No Brasil, o IBRAM adotou o TSM em 2019. Ele orienta e apoia empresas de mineração no gerenciamento de riscos ambientais e sociais. O IBRAM traduziu todos os protocolos para o português e contratou consultoria técnica e jurídica para adequá-los a realidade brasileira com o apoio das contribuições de partes interessadas, assim como foi feito em outros países.

O TSM Brasil, combinado ao cumprimento das metas estabelecidas na Agenda ESG Mineração do Brasil, na visão do IBRAM, vai promover uma intensa transformação positiva no desempenho da mineração do Brasil em termos de sustentabilidade e segurança operacional.

 

Documentos TSM

Edital de Consulta Pública
download TSM Edital
Relações Indígenas, Quilombolas e Comunitárias
download Protocolo TSM
Gestão de Crises e Planejamento de Comunicação
download Protocolo TSM
Segurança e Saúde
download Protocolo TSM
Gestão Sustentável de Água
download Protocolo TSM
Gestão da Conservação da Biodiversidade
download Protocolo TSM
Prevenção do Trabalho Infantil e Forçado
download Protocolo TSM

Sobre a Consulta Pública:

  • A consulta pública, já encerrada, teve o objetivo de obter Propostas de comentários, inclusões, exclusões e modificações aos 8 (oito) Protocolos do TSM: (i) Relações Indígenas, Quilombolas e Comunitárias; (ii) Gestão de Crises e Planejamento de Comunicação; (iii) Segurança e Saúde; (iv) Mudanças Climáticas; (v) Gestão de Rejeitos; (vi) Gestão Sustentável de Água; (vii) Gestão da Conservação da Biodiversidade;  (viii) Prevenção do Trabalho Infantil e Forçado (“Protocolos”).

Comunicação

Em breve a devolutiva da consulta pública será disponibilizada aqui.