Inovação - IBRAM

A mineração tem se tornado cada vez mais conhecida como sendo uma indústria de grandes inovações tecnológicas. O setor investe em novos procedimentos e técnicas, como fator de melhoria das condições de produção, segurança operacional e aumento da garantia de sustentabilidade desta atividade.

A política corporativa de investir em novas tecnologias é um processo que envolve as empresas do setor. Essa ação promove um aumento da produtividade e torna a indústria mais competitiva e responsável. Em atividades como a mineração, a inovação traz a possibilidade de produzir mais em um ambiente mais seguro para aqueles que trabalham no setor, inclusive substituindo o ser humano por máquinas em operações de risco.

Mining Hub, o Primeiro Hub de Mineração do Mundo

A inovação na mineração, assim como em qualquer indústria, não acontece por seu próprio desenvolvimento e isoladamente. Ao contrário, centros de pesquisa, universidades, demais indústrias, empresas startups, governos são exemplos de parceiros desenvolvedores de soluções que são aplicadas com frequência e abrangência cada vez maiores.

As mineradoras têm intensificado o estabelecimento de grupos de cooperação intersetoriais, fundos de capital de risco e outros ecossistemas de colaboração e as mineradoras de pequeno e médio porte têm também ações no desenvolvimento de soluções inovadoras para melhoria dos seus processos produtivos.

Nesta corrente, a mineração brasileira inovou na busca por novas soluções aos seus desafios com a criação do Mining Hub – www.mininghub.com.br/pb.

Trata-se de uma iniciativa de inovação aberta voltada a todos os integrantes da cadeia de mineração, por meio da conexão entre mineradoras, fornecedores, startups, pesquisadores e investidores, gerando oportunidades e conexões para diferentes atores da mineração. Atualmente são cerca de 50 empresas associadas à iniciativa, que já está no seu quarto ciclo de desafios.

O Mining Hub atua como um contraponto do setor, transformando a cultura e contribuindo para fortalecimento da reputação da mineração. Além disso, sua atuação, em um ambiente de trabalho neutro e colaborativo com o propósito de troca de conhecimento, intensifica conexões e colaborações, promovendo o fortalecimento da inovação no setor.