Programas, Comitês e Grupos de Trabalho - IBRAM

Programas

CONIM

Comitê para a Normalização Internacional em Mineração, sediado no IBRAM-MG, desenvolve desde 1994 um amplo programa de apoio à participação das empresas brasileiras nos trabalhos de desenvolvimento de normas técnicas ISO e ABNT.

Saiba mais

SAÚDE E SEGURANÇA - PROGRAMA MINERAÇÃO

O Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (Programa MINERAÇÃO) é uma iniciativa voluntária e pioneira na indústria da mineração brasileira.

Saiba mais

RECURSOS HÍDRICOS

É uma iniciativa desenvolvida pelo IBRAM desde o ano 2000 e representa um marco nas questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da mineração, uma vez que propicia aos seus participantes uma visão estratégica quanto ao uso dos recursos hídricos.

Saiba mais

Comitês

  • Comitê de Planejamento Estratégico

    Com o propósito de recuperar a reputação do setor mineral e mostrar para a sociedade a importância dessa indústria para a manutenção da vida moderna, os principais focos do IBRAM são atuar com responsabilidade e transparência. Como parte do Planejamento Estratégico do Instituto, foram criados grupos para estabelecer ações para a ressignificação da mineração brasileira. O trabalho teve início em junho de 2017 a partir de decisão do Conselho Diretor. A coordenação das ações ficou a cargo do Comitê de Planejamento Estratégico, que conta com empresas como a Nexa Resources e a Anglo American e com representantes do quadro técnico do IBRAM, sendo secretariado pela Diretoria de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios.

  • Comitê de Comunicação

    Composto por representantes das mineradoras associadas, o Comitê de Comunicação tem trabalhado em conjunto com o Instituto em prol do fortalecimento da imagem do setor. Portanto, tem participação efetiva na construção das argumentações positivas e das ações estratégicas de comunicação do Instituto.

    O Comitê também atua para ampliar a reverberação dos projetos e eventos conduzidos pelo IBRAM, como a EXPOSIBRAM. Tem se mostrado um fórum importante para aproximar ainda mais os associados do dia a dia do Instituto, entre outros objetivos. Este Comitê é coordenado pela Diretoria de Comunicação do IBRAM.

  • Comitê de Sustentabilidade

    O Comitê de Sustentabilidade congrega as áreas de Meio Ambiente, Gestão e Sustentabilidade das empresas associadas ao IBRAM. A coordenação do Comitê é realizada por representantes da Vale e da NEXA Resources. O IBRAM, representado pela Diretoria de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios, é responsável pela secretaria executiva.

    Entre as funções do comitê estão construir posicionamentos e documentos estratégicos relacionados à temática socioambiental e apontar caminhos para a efetiva construção do IBRAM como legítimo representante do setor mineral em temas estratégicos em sustentabilidade. Vale salientar a estreita relação entre o Comitê de Sustentabilidade, o Comitê de Comunicação e o Comitê de Planejamento Estratégico no sentido de construir uma agenda conjunta em prol do setor.

  • Comitê Jurídico

    A análise do cenário jurídico, todas as propostas e questões de natureza legal e técnica relacionadas às atividades de mineração são avaliadas pelo Comitê Jurídico do IBRAM. O grupo se reúne periodicamente para estudar cada ponto e sugerir ações a serem apreciadas e decididas pelo Conselho Diretor e pela Diretoria Executiva do Instituto. Este Comitê é coordenado pela Diretoria de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios. Dentro do Comitê Jurídico, funciona ainda o Grupo de Trabalho Tributário.

Grupos de Trabalho

  • Grupo de Trabalho RelGov

    Para fazer frente aos novos desafios, especialmente no campo do mapeamento de proposições no Legislativo e seu acompanhamento, foi instituído pelo IBRAM um Grupo de Trabalho de Relações Governamentais (GT RelGov), que passou a ser o centro da estratégia e dos esforços na defesa dos interesses do setor mineral. O GT RelGov atuou intensamente no ano de 2019, especialmente, por meio da articulação direta com os parlamentares, da elaboração de proposições da indústria mineral e da realização de eventos e debates de interesse do setor. O GT atua em estreita relação com a CNI, especialmente, junto ao Conselho de Assuntos Legislativos (CAL) e o Conselho de Infraestrutura (COINFRA), formulando estratégias de defesa de interesses do setor mineral. Outros parceiros constantes são a FIEMG, FIESP, FIERJ, FIEG.