Rússia expande exploração de cobre
01/09/11
Novas minas da Russian Cooper Company vão produzir 48 milhões de toneladas por ano
Um dos maiores produtores de cobre refinado da Rússia, a Russian Cooper Company, pretende aumentar a exploração do minério 4,6 vezes até 2015, em comparação com 2011. Segundo previsões da empresa, anunciadas pelo diretor de relações públicas da companhia, Aleksander Khanin, serão exploradas 46 milhões de toneladas.
A Russian Cooper Company pretende aumentar os níveis de exploração de cobre ao construir duas fábricas de enriquecimento de minério em suas futuras minas de Tominsk e Mikheevsk. O valor do investimento será de 1,3 bilhão de dólares. Para a realização dos projetos, a companhia pretende alocar recursos próprios e adquirir créditos.
As fábricas de enriquecimento de minério ficarão localizadas na Região de Chelyabinsk, nos Urais. Segundo o grupo internacional de consultoria CRU, as minas de cobre exploradas pela empresa russa na região estão entre as 50 maiores jazidas de cobre no mundo. As obras começarão em 2012. A mina de Tominsk produzirá, anualmente, 28 milhões de toneladas de cobre e deverá começar a operar em 2015.
A mina de Mikheevsk, cujas operações estão previstas para o fim de 2013, produzirá 20 milhões de toneladas/ano.
Diário da Rússia