Livro Azul: IBRAM lança e-book com boas práticas na gestão de recursos hídricos
04/04/25
A publicação aborda projetos, planos, estudos e ferramentas adotadas por associadas do IBRAM, cujas soluções ampliadas abrangem o universo ESG, com o uso de tecnologias avançadas.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lançou, nesta quinta-feira, 3 de abril, em Belo Horizonte (MG), o e-book Livro Azul – Boas Práticas em Gestão e Manejo dos Recursos Hídricos na Mineração. A publicação reúne contribuições de 16 empresas associadas ao IBRAM e aborda práticas inovadoras de gestão de recursos hídricos, com foco em projetos, planos, estudos e ferramentas que utilizam tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), e estão alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). Clique aqui para baixar o e-book.
De acordo com Julio Nery, diretor de Assuntos Regulatórios do IBRAM, o lançamento do Livro Azul representa mais um passo importante na busca pelo compartilhamento de boas práticas no setor mineral. “O Livro Azul demonstra, de maneira clara e eficaz, o compromisso da indústria mineral com o manejo sustentável da água, o que pode impulsionar políticas públicas, atrair investimentos e inspirar não apenas os profissionais da mineração, mas todos os envolvidos na gestão de recursos hídricos. Essa troca de experiências e informações entre as empresas é essencial para promover o crescimento sustentável do setor”, destacou.
“A publicação foi construída no âmbito do Grupo de Trabalho (GT) Água e faz parte da prestação de contas dos compromissos assumidos pelo grupo na Agenda ESG da Mineração do Brasil. São exemplos de como a indústria mineral está redefinindo o conceito de sustentabilidade hídrica, unindo produtividade e regeneração”, ressaltou a gerente de Sustentabilidade do IBRAM, Claudia Salles.
O Livro Azul não se limita a aspectos técnicos, destacando também iniciativas de caráter cultural e socioambiental. O tema “água” se torna protagonista em projetos que beneficiam comunidades e outros stakeholders igualmente relevantes. Os casos apresentados abrangem estudos hidrológicos, hidrogeológicos e climáticos, planos estratégicos de gestão hídrica, monitoramento hídrico quali-quantitativo, sistemas integrados de gestão da água e de dados, alternativas para reuso e recirculação de água, aproveitamento de água pluvial, processos de tratamento de efluentes e manejo da fauna aquática e terrestre em processos de descomissionamento de barragens.
O lançamento do e-book ocorreu durante o evento temático “Água e Mineração”, que contou com palestras de Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro, diretora da Agência Nacional das Águas (ANA); Alice Silva Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB); e Marcelo da Fonseca, diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Durante o evento, representantes de empresas como AngloGold Ashanti, Anglo American, Eurochem, Hydro, Lundin Mining, Nexa, RHI Magnesita, Samarco, Usiminas, Vale e Water Services and Technologies (WST) compartilharam seus cases de boas práticas na gestão dos recursos hídricos.