IBRAM visita instituições inglesas para conhecer novas tecnologias para redução de emissões de carbono
28/03/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor de Relações com Associados e Municípios do IBRAM, Alexandre Valadares Mello, manteve contato com instituições inglesas para conhecer novas tecnologias de descarbonização para o setor de mineração. As reuniões ocorreram durante o UK – Brazil Mining Mission, que aconteceu entre os dias 4 e 10 de março, na Inglaterra.
A visita é fruto de uma parceria com o governo britânico em um convênio que está sendo fechado com o Mining Hub e que será ampliado para o IBRAM. “O objetivo é a conhecer as novas tecnologias de processo de redução de emissões de carbono na atmosfera. Foram visitadas 10 empresas e instituições que já aplicam essas tecnologias”, afirmou Alexandre Mello.
Segundo ele, a ideia é fechar um acordo específico para o setor da mineração para desenvolver as novas tecnologias nas empresas brasileiras que tenham interesse neste projeto em suas unidades, e todos voltados à questão da descarbonização.
O governo britânico contratou a empresa Energy Systems Catapult para desenvolver projetos de redução de emissões de carbono pela mineração e oferecer essas tecnologias para o Brasil. “Foram visitados laboratórios de três universidades para que fossem apresentados os resultados das tecnologias, principalmente com o hidrogênio verde, que é uma das alternativas energéticas que apresentou excelentes resultados para a mineração”, afirmou o dirigente do IBRAM.

Diretor do IBRAM visita instituições inglesas para conhecer novas tecnologias para redução de emissões de carbono – crédito: divulgação
As empresas visitadas foram: Worley McLaren Applied Energy Systems Catapult University of Birmingham Energy Research Accelerator (ERA) Energy Innovation Zone – Tyseley Energy Park Translational Energy Research Centre Digital Catapult Imperial College – Tech Foresight Innovate UK, localizadas nas cidades de Londres, Birmingham e Sheffield
Alexandre Mello também representou o IBRAM na Embaixada do Brasil no Reino Unido. Na ocasião, o embaixador Fred Arruda convidou o Instituto para promover um seminário sobre minerais críticos em Londres, para buscar novos investidores para a mineração do Brasil.