IBRAM debate agenda do clima em reunião do CTIBC do governo federal
11/09/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) participou da primeira reunião do Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono (CTIBC), em Brasília (DF) na última terça-feira (5/9). Representou o Instituto o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello, e a gerente de Sustentabilidade, Cláudia Salles.
Para Alexandre Mello, a mineração pode situar o Brasil entre os protagonistas globais da inovação tecnológica e da transição para uma “economia verde”. O país possui recursos minerais de alta qualidade e matriz energética de baixa emissão de carbono. “Esse tipo de debate com diversos atores é um avanço para o Brasil definir as melhores estratégias para ações futuras relacionadas à agenda do clima”, afirmou o diretor do IBRAM.
O CTIBC foi criado em junho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta reunião, aprovou a criação de quatro grupos de trabalho, da qual o IBRAM participará, para o aprofundamento de temas prioritários: mercado regulado de carbono; descarbonização e transição energética da indústria; inventários organizacionais; biotecnologia e bioindústria.
Formado por 14 representantes do setor público e outros 14 da iniciativa privada, o colegiado, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), terá caráter consultivo e será responsável, ainda, por implementar, monitorar e revisar as políticas públicas, iniciativas e projetos que estimulem a transição ecológica no setor industrial.
A atuação do comitê responde a uma das seis missões da nova política industrial, definida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), do qual o IBRAM faz parte. O Conselho trata de bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as gerações futuras.
Na primeira reunião do CNDI, os integrantes aprovaram propostas do IBRAM. Leia mais clicando aqui.