IBRAM anuncia a organização do 3º Inventário de Gases e Efeito Estufa do setor mineral
18/08/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) anunciou nesta 5ª feira, 17/8, a organização do 3º Inventário de Gases e Efeito Estufa (GEE) do setor mineral, que guiará ações futuras para promover estratégias de desenvolvimento de baixo carbono. O encontro virtual contou com a presença de mais de 80 representantes do Comitê de Sustentabilidade, o GT de Clima e Carbono e do GT de Mitigação de Impactos Ambientais da Agenda ESG da Mineração do Brasil, e de entidades parceiras do IBRAM.
“A mineração pode situar o Brasil entre os protagonistas globais da inovação tecnológica e da transição para uma “economia verde”. O país possui recursos minerais de alta qualidade e matriz energética de baixa emissão de carbono. O 3º Inventário de GEE será um grande avanço para o setor definir as melhores estratégias para ações futuras”, disse o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann.
Os dados do último Inventário de GEE produzido pelo IBRAM são até 2011. A proposta do projeto é atualizá-lo, fomentando os planos estratégicos de descarbonização e ajudando nas ações de mitigação dos riscos ao setor. “Quanto mais empresas participarem, melhor será o retrato do setor. Este inventário é da mineração brasileira, não somente do IBRAM. Acredito que este novo inventário representará grandes avanços em relação à última edição”, afirmou o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima do IBRAM, Alexandre Mello.
A Way Carbon, empresa escolhida para a condução dos trabalhos, apresentou todas as etapas para a produção do inventário e reforçou a sua importância. “Para a discussão de um mercado de carbono, o levantamento é relevante para conhecer o perfil de emissões e poder endereçar todas as demandas que o mercado de carbono solicita. É uma grande oportunidade, já que uma vez criado o mercado e tendo uma redução estabelecida, o setor pode se movimentar no sentido de buscar inovações e novos investimentos”, avaliou Eloisa Casadel, coordenadora do projeto na empresa.
O trabalho iniciado neste mês de agosto passará por diversas etapas, como: levantamento de informações, coleta de dados, análise de resultados e de oportunidades na agenda climática, e consolidação do inventário. “A expectativa é apresentar os resultados preliminares na próxima conferência do clima, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023, em Dubai”, ressaltou o diretor do IBRAM.