Especialistas debatem interseccionalidade na mineração durante a Diversibram 2023
29/03/23
O termo ‘interseccionalidade’ é um conceito que busca compreender como categorias de raça, classe, gênero, orientação sexual, nacionalidade, capacidade, etnia e faixa etária, entre outras, são inter-relacionadas e moldam-se mutuamente. Promover este debate no setor mineral é fundamental para que as empresas entendam melhor as desigualdades e promovam ações contra discriminação no ambiente de trabalho e na sociedade.
O tema foi debatido, durante a Diversibram 2023 – A Mineração sem Rótulos, pela especialista em Diversidade e Inclusão (D&I) da Vale, Fernanda Castanheira, o representante do Coletivo Quantos (Negros e Negras na Mineração), o gerente de Relações com Comunidade no segmento da mineração, Hélcio Martins Borges, e a professora de pós-graduação do IEC/PUC-MG, Pâmela Guimarães Silva.

Crédito: divulgação
“Diversidade, equidade e inclusão são essenciais para que a gente possa construir o futuro e uma mineração mais sustentável e mais inovadora. É imperativo ético porque está diretamente conectado com as questões dos direitos humanos. É uma obrigação de qualquer empresa atuar sobre essa pauta nesta perspectiva”, avaliou Fernanda Castanheira.
Para Pâmela Guimarães Silva, a interseccionalidade promove justiça social e diz respeito ao querer, a intenção de promover de fato uma mudança. “Criar uma organização inclusiva vai muito além de promover números, percentuais, metas batidas. É preciso olhar para as pessoas e entendê-las como sujeitos com múltiplos pertencimentos”, ressaltou.
Promover o aumento da participação de negros e negras, principalmente em cargos de liderança, também é meta da indústria mineral e objetivo do Coletivo Quantos. “Temos que fazer a provocação, despertar o interesse das organizações. Tem acontecido muitos programas de diversidade e inclusão, mas lideranças negras na mineração não estão sendo debatidas. Precisamos conhecer quem são essas pessoas negras que estão na cadeia e que têm possibilidade de assumir uma liderança. Com o mapeamento, é preciso qualificar e garantir que essas pessoas estejam dentro dos processos de seleção”, disse.
Diversibram
A Diversibram 2023 foi um evento gratuito e online e debateu durante toda terça-feira, 28, ações desenvolvidas pelo setor mineral em prol da inclusão e da diversidade. Abordou temas variados, como cultura inclusiva, carreira de mulheres na mineração, comunicação inclusiva, interseccionalidade e presença feminina na mineração do Pará. Assista aqui o evento.
Clique aqui e veja a programação completa.
Patrocinadores e Apoiadores
A Diversibram 2023 contou com patrocínio da Anglo American (ouro), Vale (ouro), BHP (prata) e Mosaic Fertilizantes (bronze).
Apoio institucional: Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (ABFA), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (ABREMI), Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Comercial de Minas (ACMINAS), Sindicato das Indústrias Extrativas de MInas Gerais (Sindiextra) e Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração, Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas (Sindipedras)
Apoio editorial: EaE Máquinas, Revistas Mineração & Sustentabilidade e Minérios e Minerales, Conexão Mineral, Climatempo, Notícia Sustentável.