Diversibram 2023 - IBRAM

Data 28 de março de 2023

Horario 9h às 18h

Local Virtual

Diversibram 2023

A busca por igualdade de gênero, respeito e a valorização da diversidade são compromissos assumidos pela indústria mineral brasileira. As empresas de mineração entendem e defendem que o tema deve ser fator preponderante nos seus planos de negócios.

O IBRAM vai realizar , no dia  28 de março de 2023, a Diversibram – Semana da Diversidade e Inclusão na Mineração do Brasil.  O evento virtual será uma oportunidade para debater ações desenvolvidas pelo setor em prol da inclusão e diversidade, a importância do aumento do número de mulheres na mineração, os principais desafios na liderança inclusiva, estratégias de atração de talentos e muito mais.

 

 

Diversibram 2023

 

Acesse aqui o book comercial do evento.

Diversibram 2023

 

Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.

Diversibram 2023

Clique aqui e confira a programação em pdf do evento.

Diversibram 2023

Painel 1 – Cultura Inclusiva

 

Moderadora: Ana Cunha
Cargo: Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross

Ana Cunha é Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, na Kinross Brasil Mineração. Formada em Relações Públicas, ela atua há 24 anos nas áreas de Comunicação Corporativa, Desenvolvimento Social e Assuntos Corporativos no setor mineral. Nos últimos 9 anos, Ana Cunha tem se dedicado ao desenvolvimento e gestão de Programas de Comunicação, Relacionamento com comunidades e Governo da mineradora canadense de ouro. Ana também é membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração.

Em 2020, Ana foi reconhecida pela instituição inglesa WIM UK, como uma das 100 mulheres mais inspiradoras na mineração global e em 2022 foi eleita Personalidade do Setor Mineral na categoria Liderança Feminina. Ao longo dos anos tem atuado ativamente na discussão de diversidade e inclusão para um setor mineral com mais equidade e diversidade, atuação que lhe rendeu um reconhecimento da Embaixada Americana no prêmio Mulheres que Fazem a Diferença 2022.

Ana é pós-graduada em Comunicação Internacional pela Syracuse University e especializada em Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, tendo se desenvolvido ainda em Liderança, pela FIA/USP, e em Sustentabilidade, pela Sorbonne University.

 

Adriana Alencar
Cargo: Vice-Presidente de RH da Mosaic Fertilizantes

Vice-Presidente de Recursos Humanos da Mosaic, há mais de 18 anos liderando a área.

 

Vera Lucia da Silva
Cargo: Gerente Geral de Desenvolvimento Humano da Samarco

Vera é Executiva de Desenvolvimento Humano e Organizacional na SAMARCO MINERAÇÃO S/A e também é Professora convidada na Fundação Dom Cabral. Possui experiência generalista em Cultura Organizacional, Educação Corporativa, Carreira & Sucessão, Business Partners, Desenvolvimento, Atração & Engajamento, Gestão de Mudança, Clima, Relações Trabalhistas & Sindicais, Saúde & Bem-estar, Diversidade, Equidade e Inclusão e Employer Branding. Vera é Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG; Graduada em Psicologia pela Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei – FNREI; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral Fundação – FDC; Especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Pós-graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Newton Paiva; e Formação Internacional em Gestão Estratégica de Pessoas – INSEAD – pela Fundação Dom Cabral – FDC.

 

Painel 2 – Carreira de mulheres na mineração

 

Moderadora: Larissa Verea
Cargo: Advogada e Membro da comissão de Diversidade & Inclusão da CBMM

Larissa é advogada e atua nas áreas de contratos e privacidade e proteção de dados na Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). É membro da Comissão de Diversidade & Inclusão da empresa e responsável pelo Programa de D&I. É formada em Direito pela Universidade de São Paulo e possui mestrado e doutorado em Direito Processual Civil pela mesma instituição.

 

Carol Elizabeth Conway
Cargo/empresa: WOB e Diretora de Assuntos Regulatórios e Institucionais no Grupo UOL

Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo USP; Membro do Comitê ESG do PagSeguro PagBank; Diretora de Assuntos Regulatórios e Institucionais do Grupo UOL – PagSeguro PagBank, Diretora da Associação Brasileira de Internet – ABRANET, Conselheira de Ética e Autorregulação da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços- ABECS; Diretora da Associação Brasileira de Bancos – ABBC e Cofundadora do Women on Board- WOB, movimento pela inclusão de mulheres nos conselhos de administração apoiado pela ONU Mulheres.

 

Carolina Lobato
Cargo/empresa: WOB e Diretora de Assuntos Regulatórios e Institucionais no Grupo UOL


Atua como diretora jurídica da Anglo American no Brasil desde 2020. Carolina tem mais de 12 anos de experiência como executiva na área legal, tendo iniciado sua a carreira na área privada e depois, já na área empresarial, como advogada na Kinross Brasil Mineração em 2010, participando de grandes transações nas áreas de direito societário, cível, implementação de projetos de mineração e licenciamentos ambientais. Graduada em Direito pela Universidade FUMEC, com um MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh/EUA, e cursos de atualização na Boston University e Yale. Carolina é membro atuante das Comissões jurídicas do IBRAM, da FIEMG, e da Comissão Especial de Mineração de Base Mineral da OAB Nacional.

 

Cristiane Sebastíão
Cargo/empresa: Gerente de Manutenção da Vale e Diretora do Women in Mining Brasil – WIM

Geóloga, especialista em Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios. Possui mais de 15 anos de experiência no setor de mineração, atualmente é uma das diretoras do WIM Brasil e Gerente de Manutenção de Estruturas Geotécnicas na Vale.

 

Maria Cecilia Andrade
Cargo/empresa: Sócia do ESG Legacy

Advogada, atua nas áreas de antitruste, compliance e ESG/ASG. Mestre em Direito Empresarial pela Universidade de Coimbra. Pós-graduada em Direito da Economia e da Empresa pela FGV/SP. Pós-graduada em Sustainable Capitalism & ESG pela Faculdade de Berkeley/Califórnia. Membro do FGV-Ethics. Diretora de Compliance do IBRAC (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional). Certificada pela Fundação Dom Cabral no Programa para Formação de Conselheiros.

 

Painel 3 – Comunicação Inclusiva

 

Moderadora: Nelly Pazó León
Cargo: Diretora de Joint Ventures Não-Operadas da BHP

Nelly Pazó Leon está na BHP desde 2011, começando a trajetória na companhia em Santiago, no Chile. Atualmente, é membro do conselho da Samarco Mineração e da Fundação Renova, com reporte direto à Gerente Geral Brasil, Carla Wilson. Nelly é membro ativo do Conselho de Diversidade e Inclusão Minerals Americas e do Time Jasper, iniciativa voltada ao grupo de afinidade LGBTQ+. Está baseada no Brasil desde 2019. Entre 2017 e 2019, atuou como advogada para o time de Fusões e Aquisições e, baseada em Londres e em Houston, no Texas. Anteriormente, atuou também como advogada interna para a equipe Estratégia,  Desenvolvimento e Explorações para clientes baseados em Santiago. Nelly vem se destacando pela atuação na gestão de joint ventures, atividades de exploração no Chile, Peru, Equador e Arizona, nos Estados Unidos, além de atividades de engajamento com comunidades e relações governamentais, mercados regulados (energia), gestão de saúde e segurança (incluindo investigação de acidentes) e investimentos de capital para ativos do portifólio BHP na América Latina. Antes de ingressar na BHP, atuou em escritórios para clientes internacionais. Nelly possui mestrado em Direito Internacional pela Universidade de Heidelberg, Alemanhã e pela Universidade do Chile. Ela se graduou com honra ao mérito em 2004 pela Universidade Adolfo Ibañez em Viña del Mar, Chile. Nelly é fluente em espanhol, inglês, alemão e português.

 

Michele Silva
Cargo/empresa: Especialista de RH, I&D e Cultura da Anglo American

Atualmente está como Especialista de RH I&D e Cultura na Anglo American e atua na área de Recursos Humanos há 14 anos. Lidera a área de Diversidade & Inclusão, buscando desenvolver e implementar iniciativas para aumentar a diversidade e promover ambiente inclusivo, visando a representatividade e pertencimento dos grupos minorizados dentro da organização com foco nos pilares de: equidade de gênero, gerações, LGBT+, pessoas com deficiência, raça e etnia. Mestre em Administração, Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de MG. Possui experiência anterior como Business Partner de RH.

 

Clarissa Amaral
Cargo/empresa: Gerente Jurídica da Hochschild Mining

Advogada pela Faculdade de Direito Milton Campos, com 12 anos de experiência no setor siderúrgico e minerção; especialista em direito tributário pelo IBET e em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral; certificada em: acessibilidade pela Mergo; em design inclusivo pela Leiautar; em Visual Contracts pela Legal Creatives; e em Legal Design/Visual Law pela Legal Hub e Future Law.

 

Painel 4 – Interseccionalidade – Raças e Etnias

 

Moderadora: Fernanda Castanheira
Cargo: Especialista em Diversidade, Equidade

Natural de Niterói, no RJ, mãe de Gabriela e Daniel. Formada em Administração pela UFF, com Pós Graduações em gestão de negócios e em Marketing, ambas no IBMEC, já atuou em diversas posições nas áreas de responsabilidade social, marketing e recursos humanos. Atua há 7 na área de Diversidade, Equidade e Inclusão da Vale como especialista técnica com o desafio de ampliar a diversidade de talentos num ambiente inclusivo, com equidade de oportunidades para todas as pessoas.

 

Hélcio Borges
Cargo: Representante do Coletivo Quantos (Negras e Negros na Mineração) e Gerente de relações com comunidades no segmento Mineração.

Mestre em Educação, Gestão Social e Desenvolvimento Local; Engenheiro Civil, Especialista em Saneamento e Meio Ambiente, Políticas Públicas. Sólida experiencia em Relacionamentos Governamentais, Institucionais e Diálogo com Comunidades, Remoção e Reassentamento de famílias; Mediação de Conflitos Rurais, Urbanos e Ambientais, Governança Corporativa; Diversidade e Inclusão. Um dos idealizadoeres do Coletivo Quantos que tem como Missão a Inclusão de profissionais negras e negros em posição de Liderança na indústria da Mineração e afins. Autor do Livro “ Participação Popular no Relacionamento Institucional “ – enfase na mineração.

 

Pamela Guimarães Silva
Cargo: Professora de Pós Graduação do IEC / PIC – MG

Professora na UFRJ e na PUC Minas. Consultora e palestrante na área de D&I. Mestra e doutora pela UFMG.

 

Painel 5 – Presença Feminina na Mineração no Pará

 

Moderadora: Rachel Pessôa
Cargo: Especialista em Diversidade, Equidade

Profissional de gestão da comunicação. Eleita Executiva de Comunicação do Ano/Nordeste em 2018

Ana Carolina Alves
Cargo: Gerente de Relações Institucionais da Vale e Vice-Presidente do Simineral

É bacharel em Direito, Mestre em Direitos Humanos e Meio Ambiente e especialista em Gestão de Negócios. Possui experiência na área ambiental, atuando no setor jurídico nas empresas Silveira Athias e Biopalma da Amazônia, entre os anos de 2006 a 2020. Em 2021, inicia a experiência enquanto gerente de Relações Governamentais Corredor Norte na mineradora Vale, onde desempenha o cargo até hoje. Em 2022, Ana Carolina inicia a sua trajetória enquanto vice-presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), representando o setor mineral do Pará.

Creuza Silva
Cargo: Proprietária da empresa Filé Grill

Creuza Maria de Oliveira Silva, 56 anos, naiana, casada com Gilmar, mãe de Ricardo e Juliana, avó de 3 netos e Empreendedora do segmento de alimentação desde os 12 anos de idade, quando iniciou sua história com a mãe Maria de Lourdes de Oliveira em 1978, na cidade de Bom Jesus do Tocantins, no Pará. Dessa forma, somam-se 44 anos de experiência no ramo de alimentação industrial e comercial. Há mais de 15 anos é responsável pelo restaurante da Siderurgia Sinobrás, no município de Marabá, Pará, servindo atualmente 2000 refeições diárias e coordenando uma equipe de mais de 70 colaboradores diretos e indiretos.

Elizabete Grunvald
Cargo: Presidente Associação Comercial do Pará

Economista, Presidente da ACP, Presidente FEPDCA, Vice Presidente da FACIAPA e Conselheira da CODEC

Poliana Gualberto
Cargo: Coordenadora de Projetos Estruturantes da Diretora de Geologia, Mineração e Transformação Mineral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico,
Mineração e Energia – SEDEME

Geóloga, Especialista em Tecnologia Mineral, Mestre em Geologia e Geoquímica pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará, Coordenadora de Mineração e transformação Mineral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia – SEDEME

Patrocinadores

Apoio

Apoio Editorial