Especialista aborda economia mineral e mercado da mineração no curso “Mineração para Jornalistas”
22/11/22
Fundamentos da economia mineral, a evolução do setor e desafios e visões de futuro para a indústria mineral brasileira. Estes foram os três principais tópicos da última aula do curso online “Mineração para Jornalistas”, realizado nesta terça-feira, 22/11. O curso gratuito é oferecido pela Universidade Corporativa da Mineração do Brasil (UNIBRAM), pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), e com o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
Gilberto Dias Calaes, coordenador do Programa de Planejamento da Pesquisa e Produc?a?o Mineral da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), foi um dos instrutores. Ele apresentou um panorama da economia mineral do Brasil desde os seus primórdios, nos tempos de Brasil-Colônia, até dias atuais. Além disso, destacou a posição do país em relação à indústria mineral mundial, importância da pesquisa mineral, dados como produção e transformação mineral, exportações de minérios, e como os profissionais da comunicação podem acessar esses dados e estatísticas do setor, assim como perspectivas para o futuro.
Sobre a importância da produção mineral para a sociedade, o professor ressaltou que “no momento que estamos prospectando e descobrindo novos depósitos, estamos, também, gerando riqueza. Cada depósito comprovadamente econômico é um estoque de riqueza para a sociedade. Riqueza essa que se transforma em benefícios concretos, à medida que esse recurso transformado em reserva entra em fase produção, transformando-se em renda, emprego e outras formas de benefícios para a sociedade”, diz.
Calaes ainda abordou os principais desafios para o futuro da mineração brasileira. “O foco fundamental para o crescimento do setor é estimular investimentos, gerar e disseminar conhecimento”. Além disso, ele destacou que entre os principais estão reposição de reservas; ordenamento territorial; atração de investimentos e competitividade na comercialização dos produtos; novos comportamentos com governança, responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade ambiental.
O curso também contou com a participação do professor João Carlos, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM, Julio Nery, do diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares, e da coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes.
Paulo Henrique Soares, explica que os cursos fazem parte de um projeto dividido em quatro etapas. “A 1ª etapa realizada durante a EXPOSIBRAM 2022 foi uma introdução das principais temáticas que envolvem o setor e contou com a participação de 69 profissionais. Nesta 2ª fase realizamos quatro encontros virtuais com especialistas do mercado para aprofundar os temas mais relevantes. Posteriormente, faremos circuitos temáticos para conhecer a cadeia produtiva in loco e também faremos visitas às redações”, diz.
O conteúdo da aula 4 estará disponível no site da UNIBRAM e no Canal do Youtube do Instituto Brasileiro de Mineração.
Para quem perdeu os três primeiros encontros virtuais ou deseja rever as aulas, acesse:
Curso introdutório: https://www.youtube.com/watch?v=FO07L-oJOgw&t=6778s
Aula 1 – Aspectos Tributários da Atividade de Mineração no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=U8KXpFX7a6w&t=558s
Aula 2 – Gestão Ambiental e ESG da Mineração
https://www.youtube.com/watch?v=xxI0ZtzkJbs&t=25s
Aula 3 – Economia Mineral e o Mercado da Mineração
https://www.youtube.com/watch?v=qTm3iZBK_og&t=6s
Leia mais sobre o curso:
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