Diversibram 2023: especialistas debatem cultura inclusiva no setor mineral
28/03/23
A evolução da sociedade passa pela diversidade e inclusão. Transformação de cultura, quebra de paradigmas, valorização das diferenças, respeito, inovação e o uso de tecnologia para promover situações mais igualitárias são alguns desafios das organizações. A cultura inclusiva foi tema de debate na Diversibram 2023 – A Mineração sem Rótulos realizada nesta terça-feira, 28/03.
O painel contou com a participação da vice-presidente de Recursos Humanos da Mosaic Fertilizantes, Adriana Alencar; da diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha; e da gerente-geral de Desenvolvimento Humano da Samarco, Vera Lúcia da Silva.

Painel Cultura Inclusiva no Diversibram 2023 – crédito: divulgação
Um dos pontos abordados durante o painel é como a questão histórica permeia o modo de pensar. Os valores, comportamentos e crenças que podem moldar o comportamento das pessoas. “Existe um tempo cultural de mudança; nós fazemos parte de um todo. Podemos contribuir e acelerar essas mudanças, mas sem perder as perspectivas de que precisamos celebrar as pequenas conquistas e continuar trabalhando para que as grandes cheguem”, avalia Ana Cunha.

diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha – crédito: divulgação
Para Vera Lúcia da Silva, “quando falamos de cultura inclusiva, partimos da ideia de que é a cultura com muita diversidade. Vejo que a diversidade é o ponto de partida, a base, porque quando olhamos para um país continental como o Brasil, que é um país plural, nós somos naturalmente diversos. O que nos falta é a representatividade em todos os espaços possíveis, em todas as oportunidades que garantam a todas as pessoas os mesmos direitos”, destaca.

Gerente-geral de Desenvolvimento Humano da Samarco, Vera Lúcia da Silva – crédito: divulgação
Adriana Alencar reforça que acolher e respeitar as diferenças são bases para a cultura inclusiva. “Perfis, raças, gêneros, perspectivas e formações diferentes devem ser respeitadas, além de ser a coisa certa a se fazer, pelos valores de representatividade. É juntar resultado, lucro, a maneira de entregar valor da empresa, mas de uma forma sustentável para podermos influenciar positivamente a sociedade”, ressalta.

Vice-presidente de Recursos Humanos da Mosaic Fertilizantes, Adriana Alencar – crédito: divulgação
Diversibram
A Diversibram é um evento gratuito e online e terá programação durante todo o dia de hoje (28). Foi criada para debater ações desenvolvidas pelo setor mineral em prol da inclusão e da diversidade. Abordará temas variados, como cultura inclusiva, carreira de mulheres na mineração, comunicação inclusiva, interseccionalidade e presença feminina na mineração do Pará. Assista aqui o evento.
Clique aqui e veja a programação completa.
Patrocinadores e Apoiadores
A Diversibram 2023 conta com patrocínio da Vale (ouro), Anglo American (ouro), BHP (prata) e Mosaic Fertilizantes (bronze).
Apoio institucional: Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (ABFA), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (ABREMI), Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Comercial de Minas (ACMINAS), Sindicato das Indústrias Extrativas de MInas Gerais (Sindiextra) e Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração, Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas (Sindipedras)
Apoio editorial: EaE Máquinas, Revistas Mineração & Sustentabilidade e Minérios e Minerales, Conexão Mineral, Climatempo, Notícia Sustentável.