Custos de transporte sobem mais
20/12/06
A enorme velocidade do crescimento asiático tem gerado um aumento sem precedentes da demanda por recursos naturais, o que sugere manutenção de aumento dos preços, avalia Paulo Camillo Penna, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).As cotações são negociadas anualmente de acordo com um sistema instituído há décadas entre as maiores mineradoras e siderúrgicas. Depois dos reajustes de 71,5% em 2005 e 19% em 2006, os preços estão ligeiramente acima de US$ 40 FOB a tonelada. Os analistas prevêem um aumento de cerca de 10% para o período 2007-2008, o que é bem menos do que o verificado nos últimos dois anos.A China deverá importar 400 milhões de toneladas de minério de ferro em 2007, comparados aos 330 milhões em 2006. Esse aumento na demanda beneficiará sobretudo o Brasil, conforme Kevin Morrison, especialista do “Financial Times” no setor siderúrgico. Em sua avaliação, isso terá um efeito indireto sobre os mercados de frete, já que os navios de transporte de minério farão viagens mais demoradas, o que reduzirá a disponibilidade dos mesmos em outras partes do mundo, em um mercado que já está operando com dificuldades. “O índice de frete seco do Báltico – um indicador dos navios que transportam minério de ferro, carvão e aço – dobrou desde janeiro último, chegando a 4.200 pontos. Assim, os produtores chineses de aço não só estão se deparando com preços mais altos do minério de ferro, mas também enfrentam custos de transporte mais elevados”, diz Morrison. (M.H.T.)
Valor Econômico