Corus irá a leilão na próxima terça-feira
26/01/07
SÃO PAULO, 26 de janeiro de 2007 – A siderúrgica angloholandesa Corus será colocada em leilão no dia 30 de janeiro, anunciou hoje o Takeover Panel, órgão regulador de fusões e aquisições do Reino Unido. Com a medida, o governo pretende pôr fim à disputa que vem ocorrendo entre a brasileira Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a indiana Tata Steel.
A CSN recentemente reiterou seu interesse em comprar a companhia, assim como a Tata. Semana passada, o diário indiano Economic Times reportou que a Tata Steel estaria preparando uma nova oferta pela inglesa Corus, no valor de até 600 pence por ação.
A última oferta da brasileira foi de 515 pence por ação, contra a oferta anterior da Tata de 500 pence por ação. O jornal indicava que a indiana deve testar a reação da brasileira fazendo primeiramente uma oferta de 530 pence por ação.
Na visão dos analistas, o preço a ser pago pela Corus seria caro, se levado em conta apenas os aspectos técnicos da transação. No entanto, a brasileira teria grande vantagem estratégica ao comprar a companhia, pois ganharia entrada no mercado europeu.
Há pouco, os papéis da companhia (CSNA3) recuavam 0,74%, para R$ 62,40, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
A CNS negou as notícias, sugerindo que sua oferta poderia ser interrompida por uma disputa judicial sobre o fornecimento de minério de ferro no Brasil. O diário britânico Financial Times noticiou que a Vale poderia questionar a capacidade da CSN de fornecer minério de ferro para a Corus se o grupo for bem sucedido em sua investida. Uma grande parte da lógica por detrás da oferta da CSN é a de que ela seria capaz de enviar minério de ferro mais barato de sua mina Casa de Pedra, no Brasil, para as fábricas européias da Corus. No entanto, a Vale tem o direito de preferência para qualquer produção extra de minério da Casa de Pedra. (EC – InvestNews)
Gazeta Mercantil