China aumentará capacidade anual de minério 480 mi de t, diz jornal
23/03/10
A China aumentou as reservas de minério de ferro comprovadas em 10 bilhões de toneladas nos últimos anos, o que permitirá ao país expandir a oferta interna de minério de ferro em 480 milhões de toneladas anualmente, das 880 milhões de toneladas em 2009, afirmou o China Resources Land and News.
;
Parte dos 480 milhões de toneladas da nova capacidade está em construção, enquanto o restante ainda está sendo planejado, disse o jornal, produzido pelo Ministério de Terra e Recursos Naturais da China. Os dados foram publicados em um relatório do ministério, que não especificou os anos nos quais as reservas foram comprovadas.
;
A nova capacidade aumentará a oferta local de matéria-prima, ajudando a satisfazer a forte demanda por aço, que foi impulsionada pelo rápido crescimento econômico, segundo o jornal. A indústria siderúrgica chinesa enfrenta uma perspectiva de aumentos acentuados nos preços do minério de ferro este ano, com as difíceis negociações com as principais mineradoras globais. Por isso, o governo do país tem procurado formas de aumentar seu poder de negociação.
;
No ano passado, o minério de ferro doméstico respondeu por 38% da demanda do país, de acordo com a Associação de Ferro e Aço da China (Cisa, na sigla em inglês). O prazo para a conclusão da nova capacidade não foi divulgado. Um analista que não quis ser identificado disse que, se os preços continuarem a subir, as mineradoras terão um incentivo para desenvolver a nova capacidade rapidamente.
;
A capacidade anual de produção de minério de ferro bruto aumentou de forma acentuada em comparação com os 260 milhões de toneladas em 2004, afirmou o ministério no comunicado publicado em sua página na Internet. O ministério não menciona o teor do minério de ferro, um indicador chave de qualidade, mas um analista disse que o grau real do material produzido na China pode ser mais baixo do que as estimativas do governo.
;
?Os dados oficiais dizem que o teor médio do minério de ferro da China é de 29%. Nós preferimos usar entre 27% a 28% na pesquisa?, afirmou Du Wei, analista da Umetal.com. A taxa de produção oficial da China é 0,46, indicando que com 100 toneladas de minério de ferro bruto podem ser feitas 46 toneladas de concentrado de minério de ferro com um teor de cerca de 60%, destacou a analista. No entanto, ela disse, ?nós achamos que a taxa não é realista e adotamos (uma taxa estimada de) 0,35.?
Agência Estado