CEBRI promove debate sobre segurança pública com participação do presidente do IBRAM
18/12/23
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública, Raul Jungmann, participou na última quinta-feira (14) de debate sobre segurança pública no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). O evento ocorreu em São Paulo e contou com participações dos conselheiros do Cebri Pedro Malan, Ronaldo Veirano e Armando Mariante.
Segundo Raul Jungmann, ao longo dos anos, os brasileiros têm enfrentado desafios crescentes relacionados ao crime organizado e à violência, que afetam diretamente a qualidade de vida e o desenvolvimento de nossa sociedade. Recorrentes flagrantes na área metropolitana de capitais como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, bem como em tantas outras país afora – a exemplo das ações do crime organizado na Amazônia com ramificações com o garimpo ilegal de ouro -, obriga a todos considerar inadiável reforçar as condições do Estado em lidar com a segurança pública.
O dirigente relatou que esta semana, o governo federal instalou o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (CNSP). Jungmann foi convidado e aceitou integrar o colegiado. O CNSP foi criado no governo do presidente Michel Temer, quando Raul Jungmann era o ministro extraordinário de Segurança Pública.
O Conselho tem o potencial de coordenar e validar uma política nacional de segurança pública mais eficiente, contribuir para desenvolver a governança voltada ao combate ao crime organizado de forma mais estruturada e abrangente, por meio da padronização de dados, integração tecnológica e da inteligência operacional.