Rinaldo César Mancin - IBRAM

Rinaldo César Mancin

Rinaldo César Mancin é Diretor de Relações Institucionais IBRAM, onde atuou por 12 anos como Diretor de Sustentabilidade. É responsável pela estratégia de relacionamento institucional e advocacy com o Poder Público, atuando junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e organismos internacionais.

Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB) e com MBA em Economia e Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), atua há 30 anos na agenda de meio ambiente e sustentabilidade. Ocupou diversos cargos no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e nos Ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e da Educação, tendo atuado em variados programas e projetos. Mancin foi negociador do Governo do Brasil junto os Países do G-7, à Convenção da Diversidade Biológica (CDB), à Organização Mundial do Trabalho (OIT), à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) e à Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Mancin também atuou como consultor do Banco Mundial, Banco Interamericano Desenvolvimento (BID), Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Governos da Alemanha, Espanha, Holanda e Japão em múltiplos projetos de cooperação técnica com o Brasil. Ele atuou no setor de biotecnologia junto a empresas do Canadá, EUA, Israel e Suíça, no segmento de biofármacos, tendo vivido três anos no Canadá.