Rinaldo César Mancin - IBRAM

Rinaldo César Mancin

Rinaldo César Mancin é Diretor de Relações Institucionais IBRAM, onde atuou por 12  anos como Diretor de Sustentabilidade. É responsável pela estratégia de  relacionamento institucional e advocacy com o Poder Público, atuando junto aos  Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e organismos internacionais. 

Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), atua há  30 anos na agenda de meio ambiente e sustentabilidade. Ocupou diversos cargos no  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e  nos Ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e da Educação, tendo  atuado em variados programas e projetos. Mancin foi negociador do Governo do Brasil  junto os Países do G-7, à Convenção da Diversidade Biológica (CDB), à Organização  Mundial do Trabalho (OIT), à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO)  e à Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). 

Mancin também atuou como consultor do Banco Mundial, Banco Interamericano  Desenvolvimento (BID), Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Governos da  Alemanha, Espanha, Holanda e Japão em múltiplos projetos de cooperação técnica  com o Brasil. Ele atuou no setor de biotecnologia junto a empresas do Canadá, EUA,  Israel e Suíça, no segmento de biofármacos, tendo vivido três anos no Canadá.