Xstrata estuda dobrar produção de cobre em mina do Chile
24/07/09
A mineradora suíça Xstrata estuda um projeto para a mina Collahuasi, localizada no Chile, que pode resultar no aumento da produção para 1 milhão de toneladas por ano. A Collahuasi produz atualmente cerca de 400 mil toneladas de concentrados de cobre e 60 mil toneladas de catodo de cobre por ano.
A Xstrata também negocia uma fusão com a Anglo American que, sebem-sucedida, daria à empresa suíça uma fatia de 88% na mina, disse o vice-presidente da Xstrata, Stefan Buys, à agência de notícias chilena ValorFuturo. A Xstrata possui no Chile a mina Lomas Bayas e a fundidora de cobre Altonorte, além de 44% na mina Collahuasi.
?No momento, não estamos negociando com ninguém, mas a ideia é aumentar nossas operações no Chile, especialmente na região de Antofagasta?, disse Buys ao ValorFuturo, em cerimônia na cidade de Antofagasta.
O grupo avalia prolongar a duração da mina de Lomas Byas e expandi-la com um depósito vizinho, chamado Lomas Bayas II. ?No final deste ano, vamos decidir se poderemos continuar no longo prazo com os níveis atuais de produção de 75 mil toneladas por ano?, disse o executivo.
Agência Estado / Brasil Infomine