Votorantim Metais vence prêmio ambiental promovido pela Feam
30/11/11
Empresa conquistou o primeiro e o terceiro lugares por meio de projetos desenvolvidos pelas Unidades Juiz de Fora e Vazante
A Votorantim Metais sempre teve como uma de suas diretrizes a adoção de práticas sustentáveis em todas as suas unidades de negócio no Brasil e no exterior. Esta política foi novamente reconhecida pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) ao premiar as Unidades Juiz de Fora e Vazante, que conquistaram o primeiro e o terceiro lugares, respectivamente, do 2º Prêmio Mineiro de Boas Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos Industriais ? Minas Menos Resíduos.
A cerimônia ocorreu em 25/11, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, em Belo Horizonte. O prêmio foi entregue pelo presidente da Feam, José Cláudio Junqueira Ribeiro, ao gerente geral da Unidade Juiz de Fora, Eugênio Hermont, e ao gerente geral da Unidade Vazante, João Carlos Musa Machado.
Polimetálicos
O projeto Polimetálicos foi desenvolvido com o objetivo de recuperar resíduos gerados nos processos produtivos de Juiz de Fora, minérios de baixo teor e resíduos gerados na produção de aço. ?Um desses resíduos, o pó de aciaria elétrico, é considerado Classe 1, que precisa ser acondicionado em depósitos e não tem destinação no mercado nacional nos dias de hoje. É um problema para o setor siderúrgico, e como o Brasil é um grande produtor de aço, é também um problema para o País?, afirma Hermont.
A tecnologia empregada no Polimetálicos, segundo o gerente da Unidade Juiz de Fora, processa o pó de aciaria e retira dele zinco e sais mistos que serão utilizados na indústria de reciclagem de alumínio e uma escória de ferro, que irá para a pavimentação de estradas. ?Com isso, passamos a consumir inteiramente o resíduo que antes estava disposto em depósitos?, complementa Hermont.
Outro ganho ambiental é a redução em 85% da geração de resíduos da fábrica de zinco de Juiz de Fora, já que a nova tecnologia, denominada processo Waelz, acabará com a jarosita, o principal resíduo gerado pela planta. Segundo Hermont, a definição da tecnologia que será aplicada no projeto Polimetálicos foi fruto de uma ampla pesquisa entre as mais modernas do mundo na atualidade. ?A Votorantim Metais é conhecida por não correr riscos aplicando processos sem evidências de bons resultados. O processo Waelz é utilizado em mais de 80% das empresas que reciclam matérias desta natureza?, informa.
Eliminação das bombonas de detergente
Já o projeto da Unidade Vazante eliminou a necessidade de uso das bombonas (recipientes) nas quais era colocado o detergente utilizado para limpeza de veículos, máquinas e equipamentos para retirada de minério, poeiras e demais detritos provenientes do processo de lavra. Seguro, econômico e eficiente, o detergente evita mão de obra especializada e redução no tempo de aplicação e limpeza. Mas, o problema era o que fazer com as bombonas após a utilização do detergente.;
?As embalagens plásticas de 50 litros geravam um volume de resíduo aproximado de 80 bombonas/mês, o que equivale a 90 quilos/mês, e a área de Manutenção Automotiva se propôs a buscar uma alternativa para diminuir a grande quantidade de embalagens que estava sendo gerada todos os meses?, explica o gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim Metais, João Carlos Musa.
A solução, conta, foi sugerir ao fabricante das bombonas que deixasse de fabricá-las, passando a produzir contêineres de uma tonelada, que são retornáveis, isto é, devolvidos ao fabricante após a utilização do detergente. ?A prática adotada pela Unidade Vazante pode ser aplicada em qualquer outra empresa que necessite de detergente automotivo, pois os ganhos; compensam a troca da embalagem do produto?, afirma Musa. Dessa forma, o projeto, implantado na Unidade em setembro passado, conseguiu atingir os três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social, estratégia de crescimento da Votorantim Metais. Já no aspecto social, a eliminação dos antigos recipientes reduziu, de forma significativa, o risco ergonômico na movimentação das bombonas.
A vitória da Votorantim Metais foi a segunda da empresa no Prêmio Minas Menos Resíduos. No ano passado, a Unidade Morro Agudo, localizada em Paracatu (Noroeste de Minas), venceu com o projeto Resíduo Zero.
Assessoria VMetais