Votorantim investirá mais de R$ 160 mi no TO
06/06/07
São Paulo – A Votorantim Cimentos investirá mais de R$ 160 milhões em nova unidade no município de Xambioá, no norte do Estado de Tocantins. O empreendimento terá capacidade de produção de 850 mil toneladas de cimento por ano, equivalente a mais de 1,4 milhão de sacos de cimento/ano.
A Votorantim assinou ontem com o governo de Tocantins, representado pela Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), o Contrato de Cessão de Direitos Minerários que viabiliza a implantação da primeira fábrica de cimento no Estado. A Votorantim irá aproveitar uma jazida de calcário da Mineratins, em Xambioá. O município, localizado a 507 quilômetros de Palmas, era distrito de Araguatins até 1959, quando foi emancipado. Na língua indígena Xambioá significa pássaro veloz.
Segundo a companhia, o novo empreendimento “deverá transformar radicalmente a economia local, multiplicando por sete o PIB municipal e melhorando a qualidade de vida da população da região”, destaca nota divulgada pela empresa. A previsão é de que a nova unidade entre em operação em 2009, gerando mais de 100 vagas de trabalho permanente e outros mil empregos indiretos.
“A nova fábrica proporcionará equilíbrio entre a oferta e a demanda do produto, tornando o Estado produtor e não mais importador de cimento. Além disso, permitirá maior qualidade e agilidade no atendimento do mercado consumidor de Estados vizinhos como Pará, Maranhão e Piauí”, afirmou o presidente da Votorantim Cimentos, Walter Schalka, em comunicado. (Amanda Valeri)
Agência Estado