Votorantim Cimentos apresenta linhas de ações sociais à comunidade de Primavera
16/08/17
A partir desta terça-feira (15), inicialmente na Associação de Moradores da Comunidade de Jaburu, às 14h, a Votorantim Cimentos dá início ao cronograma estratégico de reuniões, no município de Primavera, com a participação da comunidade local, para aprovação das linhas de atuação social que a empresa irá seguir em benefício da população do município. Os demais encontros, também abertos ao público em geral, acontecerão na quarta-feira (16), às 14h, na Associação de Moradores do Bairro Seqiiriba, na igreja comunitária; e na sexta-feira, às 14h, na sede da Associação de Moradores no Jabaroca.
Os encontros serão para apresentação e debate de informações consolidadas pela Votorantim Cimentos do diagnóstico participativo, de acordo com recentes fóruns realizados pela empresa, onde foi feito todo um processo de escuta em que a própria comunidade passou sua visão do município, fragilidades e potencialidades. “O grande objetivo dessa caracterização é termos um panorama geral e a partir desses dados direcionar nossa estratégia de atuação social para os próximos anos. Será levado em consideração a realidade do município, para com isso, desenhar as possibilidades de atuação social da Votorantim Cimentos”, afirma a Analista Social regional, Sabrina Oliveira.
Na realidade, as reuniões que acontecem a partir desta terça-feira (15) fazem parte da terceira etapa de um processo iniciado em junho, quando no primeiro momento foi feito um levantamento dos principais indicadores oficiais do município, a partir da compilação de dados oficiais no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Ministério do Meio Ambiente, Fundação Nacional do Índio, Portal Meu Município, Ministério da Fazenda, Atlas de Desenvolvimento Humano, Portal ODM – Relatórios Dinâmicos, Ministério do Trabalho (RAIS e CAGED), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, DATASUS, FSeade, DataSocial, Tribunal Superior Eleitoral, Ministério de Desenvolvimento Social, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Enquanto no segundo tempo, a Votorantim Cimentos e sua equipe terceirizada de consultores, inclusive, realizou uma imersão no cenário sócio econômico e político, com destaque justamente para os fóruns de participação comunitária no Centro de Primavera, na Sequiriba; no Jaburu; e na Jabaroca. Ou seja, em todos os bairros relevantes para a atuação da empresa no município, com um público total de 126 pessoas, sendo 70% representantes da sociedade civil – associações comunitárias, agricultores familiares, moradores e lideranças religiosas. Outros 30% dos setores público e privado estadual.
Portanto, ao final, todo esse processo até aqui estabelecido irá resultar na consolidação prioritária de um Plano de Ação Social, com definição de metas e indicadores para serem acompanhados e trabalhados nos próximos cinco anos. “O Objetivo aqui é conseguir direcionar os investimentos de forma assertiva, que atendam às necessidades mais relevantes do município e que estejam dentro da política de atuação social da Votorantim, para que a partir daí, em parceria com a comunidade e poder público, possamos contribuir e potencializar ainda mais o desenvolvimento de Primavera”, ressalta Sabrina Oliveira. A expectativa é de que tudo seja concluído até o final do próximo mês de setembro.