Voith conclui transformação para comemorar 150 anos
20/12/16
No ano fiscal passado de 2015/16 (encerrado em 30 de setembro de 2016), a Voith não apenas melhorou significativamente o desempenho operacional de todas as suas divisões do grupo: graças ao seu programa de sucesso Voith 150+, a empresa mais uma vez conseguiu gerar um resultado líquido positivo para o grupo, conforme planejado. Além da sólida melhoria na rentabilidade de todas as divisões, a Voith também avançou o seu foco estratégico rumo às suas competências tecnológicas e de engenharia para a era digital.Como parte dessa estratégia, o grupo vendeu a sua participação majoritária na fornecedora de serviços técnicos especializados, a Voith Industrial Services. Além disso, sua nova Divisão do Grupo Voith Digital Solutions (que agrupa todas as atividades da empresa nas áreas de TI, automação, software e tecnologia de sensoriamento) iniciou suas operações ? já lançando um grande número de iniciativas digitais promissoras. Dentro dos próximos dois anos fiscais, a nova Divisão deverá investir cerca de ? 100 milhões no desenvolvimento de produtos digitais.?Em 2016, nós não apenas avançamos no programa Voith 150+ a uma velocidade maior do que esperávamos, mais uma vez melhorando significativamente o nosso resultado líquido, mesmo sob condições macroeconômicas desafiadoras; nós também estabelecemos uma nova e decisiva trajetória no sentido de transformar a Voith em uma participante estratégica da indústria digital,? explica Hubert Lienhard, presidente e CEO da empresa.Digitalização como promotora do crescimentoDepois dos últimos anos marcados por atividades de realinhamento e reestruturação, a Voith agora adequou sua base para seu crescimento futuro. Nas três tradicionais Divisões do Grupo (Voith Hydro, Voith Paper e Voith Turbo), os planos para alcançar isso se darão por um refinamento direcionado da nossa liderança de mercado e tecnológica. Além disso, no segmento de compósitos, a Voith acaba de lançar as bases para a produção seriada em larga escala de componentes de PRFC [polímero reforçado de fibra de carbono] para a indústria automotiva, o que representará um grande marco para a maior comercialização dessa tecnologia de ponta.Uma importante promotora do crescimento ao longo dos próximos anos será a nova Divisão do Grupo, a Voith Digital Solutions, que foi lançada em 1º de abril de 2016. Com esta Divisão do Grupo, a Voith assume três direções estratégicas: em primeiro lugar, complementando o seu atual portfólio de produtos com capacidades digitais que ofereçam aos clientes funções abrangentes e maior valor agregado; em segundo lugar, desenvolvendo novas soluções digitais nos principais mercados tradicionais da empresa; e, em terceiro lugar, desenvolvendo novos produtos e modelos de negócios para mercados não atendidos pela Voith até o momento.As atividades agrupadas sob a Divisão Voith Digital Solutions representam vendas de pouco menos de ? 400 milhões já neste ano fiscal. Desse total, cerca de ? 320 milhões são gerados por clientes externos e cerca de 1.500 colaboradores alocados em mais de 60 países. Mais de 20 projetos concretos de incubadoras já foram levados aos estágios alfa ou beta, e alguns deles estão prestes a serem lançados no mercado. Só nos dois próximos anos fiscais, a Voith deverá investir cerca de ? 100 milhões no desenvolvimento de produtos digitais.Além dos efeitos positivos trazidos pela transformação do Grupo, a venda planejada de sua participação acionária na KUKA garantirá a folga financeira necessária para a implementação da estratégia de crescimento da Voith. Essa transação deverá gerar uma entrada de recursos de ? 1,15 bilhões no segundo semestre de 2017. Os recursos serão totalmente direcionados ao refinamento do portfólio do Grupo para, por exemplo, acelerar a criação de modelos digitais de negócio. Esses fundos poderão ser utilizados para garantir o nosso crescimento orgânico ou para aquisições atraentes. ?Como líder tecnológico estabelecido e com amplo conhecimento em suas áreas de atuação, nossa empresa desempenhará um papel vital na definição da transformação digital industrial. Dessa forma, estamos trazendo a Voith ao próximo nível de seu desenvolvimento, inaugurando os próximos 150 anos da história da empresa,? afirmou Lienhard.Aumento de 18% no resultado operacional de seus principais segmentos de negóciosNo ano fiscal passado, a Voith solidificou ainda mais os seus fundamentos, alcançando todas as suas principais metas ? mais uma vez, apesar do reduzido crescimento econômico e do clima de investimentos consistentemente deprimido em importantes setores de atuação dos nossos clientes, bem como da crescente pressão da concorrência.Todos os principais indicadores de lucratividade melhoraram significativamente, entre outros motivos, graças aos efeitos do programa de sucesso Voith 150+, que mostrou todo o seu impacto na empresa. Todas as três tradicionais Divisões do Grupo aumentaram o seu lucro operacional ? com especial destaque para a Voith Paper, cujo resultado operacional aumentou em 33%. No total, o lucro operacional da Voith Hydro, Voith Paper e Voith Turbo aumentou em pouco menos de um quinto (18%), atingindo ? 295 milhões; o retorno operacional sobre as vendas nos principais negócios da empresa também aumentou de 5,8% para 7,0%. No nível da holding, esse acontecimento positivo foi compensado pelos efeitos da valorização de alguns itens cambiais, bem como os custos para a criação da nova Divisão do Grupo Voith Digital Solutions. Conforme anunciado, o lucro operacional da Voith ficou levemente acima do resultado do ano passado, alcançando ? 275 milhões (2015: ? 270 milhões).O resultado líquido do Grupo, que havia caído para ? 93 milhões negativos no ano passado (principalmente devido aos custos da reestruturação da empresa), aumentou ? 122 milhões, alcançando um lucro de ? 29 milhões no ano fiscal em referência. Isso significa que esse indicador mais uma vez ficou positivo, conforme planejado. Excluindo-se as despesas não recorrentes (principalmente causadas por perdas de paridade divulgadas na publicação do balanço da empresa), o resultado líquido seria de ? 125 milhões.Os pedidos recebidos nas operações continuadas do Grupo novamente permaneceram em um bom nível no ano fiscal de 2015 /16. Entretanto, devido aos menores investimentos tanto nos mercados de matérias-primas, petróleo e gás, bem como no setor ferroviário, em particular na China, esse indicador teve uma pequena queda de cerca de 6%, totalizando ? 4,11 bilhões (2015: ? 4,39 bilhões). As vendas, por outro lado, permaneceram praticamente estáveis em ? 4,25 bilhões na comparação com o ano fiscal passado (? 4,30 bilhões). Tanto os pedidos recebidos como as vendas foram impactados por efeitos cambiais adversos.
Celulose Online