Viva Cidadão prestou 1,7 milhão de atendimentos
11/01/10
Ao totalizar 1.780.545 atendimentos em todo o Maranhão e alcançar índices de satisfação dos serviços prestados à população que chegaram a 65,22% (ótimo) e 32,59% (bom), o Viva Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social (Seaps), fechou 2009 com um saldo altamente positivo.
Os atendimentos realizados pelo Viva Cidadão ao alongo do ano passado corresponderam a uma série de serviços prestados à população, tais como emissão de carteiras de identidade, de CPF, carteira de trabalho, registro de nascimento, seguro desemprego, registro e legalização de empresas, atestado de antecedentes, registro de marcas e patentes e emissão de alvará. As unidades do Viva Cidadão da Praia Grande e do João Paulo, ambas localizadas em São Luís, concentraram o maior número de serviços prestados em 2009, com o acumulado de 649.812 e 520.333 atendimentos, respectivamente.
No interior, destaque para a unidade de Imperatriz que contabilizou, em todo o ano passado, 229.618 atendimentos, seguido da unidade de Presidente Dutra, que registrou 106.572. Também tiveram bom desempenho as unidades de Carolina (38.583 atendimentos) e São Bento (33.968 atendimentos).
Os serviços do Viva Cidadão levaram cidadania para milhares de maranhenses no interior do estado, por meio das Unidades Alternativas, que são instaladas com estrutura física e tecnológica nos municípios, a partir de parceria firmada com as prefeituras.
Essa é mais uma estratégia do Viva Cidadão de promover o acesso da população a serviços públicos com qualidade e resolutividade imediata. Em 2009, os serviços prestados pelas Unidades Alternativas foram responsáveis por 118.464 atendimentos.
Trem da Cidadania
O Trem da Cidadania, projeto resultado de parceria entre o Governo do Estado e a empresa de mineração Vale, prestou 26.542 atendimentos, garantindo serviços básicos às populações que sofrem influência da Estrada de Ferro de Carajás, como emissão de documentos, consultas médicas e odontológicas e ações educativas/preventivas.
Ao facilitar o acesso a esses serviços, o governo está garantindo cidadania à população mais carente, realizando um trabalho moderno e inovador , ressaltou a diretora geral do Viva Cidadão, Graça Jacintho.
Entre fevereiro de 1998 (quando foi criado) e dezembro de 2009, o Viva Cidadão registrou o acumulado de 15.909.511 atendimentos. Esse resultado expressa muito bem a grandiosidade e importância do Viva Cidadão na vida dos maranhenses. A governadora Roseana Sarney foi muito feliz quando, há quase 12 anos, criou este modelo de excelência no serviço público que se tornou referência no país , declarou o secretário de Estado da Administração e Previdência Social, Luciano Moreira.
Unidades móveis
Para fortalecer ainda mais as ações do Viva Cidadão, principalmente no interior, o Governo Roseana Sarney adquiriu nove unidades móveis (caminhões baú), equipadas com moderna infraestrutura, totalmente adaptadas a portadores de deficiência, com autonomia para percorrer todo o Estado.
Desde o dia em que foram entregues pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário Luciano Moreira, em 26 de outubro até dezembro do ano passado, as unidades móveis do Viva Cidadão prestaram 50.600 atendimentos.
Nesse período as unidades móveis percorreram diversos municípios, como Bacabal, Balsas, Pinheiro, Turiaçu, Codó, Açailândia, Lago da Pedra, Graça Aranha, Caxias, Grajaú, Barra do Corda, São João dos Patos, Esperantinópolis, Buriticupu, Santa Luzia, Zé Doca, Tutóia, Coelho Neto, Trizidela do Vale, Araioses, Buriti Bravo, Loreto, Matões e Timon, além de bairros em São Luís.
Neste início de ano, as nove carretas estão prestando serviços em São Luís, beneficiando a população dos bairros da Cidade Operária, Cidade Olímpica, Maracanã, Cohatrac, Cohama, Vila Embratel, Vila Luizão, Parque Vitória e Vila Palmeira.
O secretário Luciano Moreira informou como diferencial dos serviços prestados pelas unidades móveis para este ano, a agregação do Cine Viva. À noite, após o encerramento do atendimento, as carretas se transformarão em cinemas, com a instalação de telões em praça pública, para a exibição de filmes nacionais de censura livre.
Estaremos levando à população, além dos serviços básicos de emissão de documentos, o entretenimento, a cultura e o lazer, por meio do Cine Viva , frisou Luciano Moreira.
iMirante