Vale vê demanda da China por minério de ferro subir 8% ao ano
23/05/07
HONG KONG (Reuters) – A Companhia Vale do Rio Doce, maior produtora de minério de ferro do mundo, acredita que a demanda chinesa pela commodity aumentará a uma taxa anual de oito por cento até 2012, disse a Macquarie Research na quarta-feira.
A empresa citou Renato Paladino, diretor da mineradora brasileira na China, ao afirmar que a demanda global de minério de ferro vai crescer em 250 milhões de toneladas entre 2007 e 2012, com 76 por cento desse crescimento vindo da China.
Incentivado pela demanda chinesa, o mercado de minério de ferro deve continuar especialmente restrito este ano, com um déficit esperado totalizando 6 milhões de toneladas, informou o representante da Vale, segundo a Macquarie.
Forte demanda por minério de ferro por parte da China, o maior produtor de aço e importador da commodity do mundo, tem também puxado os fretes de cargas secas para níveis recordes, principalmente com os crescentes volumes comprados do Brasil pelo país asiático.
Dados do governo mostram que a produção de aço chinesa, bem como as exportações do metal, atingiram recordes em abril, enquanto muitas siderúrgicas expandem-se para aproveitar os altos preços do aço interna e externamente.
Para reduzir a volatilidade de preços dos fretes para seus clientes chineses, Paladino disse que a Vale está montando serviços de entregas dedicadas, com uma capacidade total de 2,46 milhões de DWT até 2011. O serviço inclui quatro enormes embarcações Chinamax de 390 mil toneladas.
E para atender à demanda crescente, a Vale está aumentando a produção de minério de ferro para 300 milhões de toneladas este ano, ante 264 milhões de toneladas no ano passado. A companhia espera alcançar nível de 450 milhões de toneladas em 2011.
(Por Nao Nakanishi)
Extra – RJ