Vale não atinge 90% de adesão na Inco
06/11/06
A Vale do Rio Doce não conseguiu atingir os 90% de adesão de acionistas da mineradora de níquel Inco à sua oferta de compra de 100% do capital da empresa canadense. O novo prazo venceu à meia noite de sexta-feira e, segundo informação obtida pelo Valor, o índice superou 80%, mas ficou ainda bem abaixo dos 90%. No último dia 23, a Vale fechou a compra de 75,6% das ações da Inco e assumiu o seu controle, com pagamento de US$ 13,3 bilhões à vista.
;
O objetivo da Vale é atingir 90% mais uma ação, o que lhe permitirá comprar o restante de forma compulsória, com base nas leis canadenses, e poder fechar o capital da Inco nas bolsas de Toronto e Nova York. “Nossa meta é ter 100% da companhia”, afirmou Roger Agnelli, presidente da Vale, no dia do fechamento da compra.
;
A companhia poderá anunciar ainda hoje um novo prazo de adesão aos acionistas remanescestes. A companhia não comentou o assunto. Se resolver conceder novo prazo, será o 4º adiamento da oferta, cujo valor proposto é de 86 dólares canadenses. Com a incorporação, a Vale prevê atingir uma produção de cerca de 400 mil toneladas de níquel em 2011, 300 mil das quais vindas de projetos da mineradora canadense.
Valor Econômico