Vale inaugura nova mina de cobre no Canadá
24/02/14
A Vale inaugurou, na última sexta-feira (21), a mina Totten, que produzirá cobre, níquel e metais preciosos, em Sudbury, no Canadá. A cerimônia de inauguração contou as presenças da primeira-ministra de Ontário, Kathleen Wynne, do ministro do Desenvolvimento do Norte e das Minas, Michael Gravelle, dos membros da Primeira Nação de Sagamok Anishnawbek e de outros líderes comunitários.
“A Mina Totten é a primeira nova mina da Vale na Bacia de Sudbury em mais de 40 anos e representa um investimento significativo no futuro de nossas operações em Ontário e em todo o Canadá”, disse Peter Poppinga, presidente e diretor-geral da Vale no Canadá e diretor-executivo de Metais Básicos e Tecnologia da Informação da Vale.
“A abertura da mina Totten reforça a forte confiança que temos em nossos ativos de metais básicos de primeira categoria, visando a agregar valor considerável em todos os ciclos de commodities. A Vale está comprometida com o futuro dela no Canadá e com os metais básicos e temos o prazer de poder comemorar este marco histórico para a nossa empresa e para a comunidade da região de Grande Sudbury?, completou Poppinga.
A primeira-ministra Wynne falou sobre a importância da abertura oficial da mina. A canadense também cortou, junto com o ministro Gravelle, a fita de inauguração e visitou a sala de controle de Totten.
“A mina Totten é muito importante para a prosperidade da região norte de Ontário. Ela vai criar bons empregos e ajudar a promover o crescimento econômico na região e além dela. Quero agradecer à Vale por fortalecer a posição de Ontário como uma potência global de mineração, ao mesmo tempo em que respeita o nosso meio ambiente e as nossas comunidades locais”, disse Wynne.
Com um orçamento superior a US$ 700 milhões, o desenvolvimento da Mina Totten levou sete anos para ser concluído. Cerca de 500 pessoas trabalharam no local durante os períodos de pico do desenvolvimento. O registro de segurança da mina durante a construção alcançou mais de um milhão de horas por pessoa, sem acidentes com afastamento (LTIs).
Localizada em Worthington, a mina está em funcionamento e vai empregar aproximadamente 200 pessoas. Ela produzirá, nos próximos 20 anos, cobre, níquel e metais preciosos.
A mina Totten conta com um sistema subterrâneo de comunicação sem fio e com rastreamento de localização de equipamentos mecânicos e de proteção pessoal. A Vale assinou, em 2012, um Acordo de Benefícios de Impacto com Sagamok e se comprometeu em dividir os benefícios econômicos obtidos a partir da mina.
“A mina Totten representa o futuro da mineração para as operações da Vale em Sudbury. É uma instalação extraordinária construída por uma equipe dedicada de profissionais de mineração e representa uma conquista pela qual nossa empresa e nossa comunidade podem se orgulhar”, disse Kelly Strong, vice-presidente da Vale das Operações em Ontário e no Reino Unido.
Notícias de Mineração Brasil