Vale e XCMG Machinery assinam Memorando de Entendimento para potencial fornecimento de equipamentos, incluindo equipamentos de emissão zero e autônomos
28/10/21
A Vale informa que assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a XCMG Construction Machinery Limited (XCMG Machinery), uma subsidiária da Xuzhou Construction Machinery Group Co., Ltd. (XCMG) – maior fabricante de máquinas da China – para o potencial fornecimento de equipamentos de mineração e infraestrutura, incluindo equipamentos de emissão zero e autônomos. De acordo com o MoU, protótipos de equipamento, incluindo dois caminhões fora de estrada elétricos de emissão zero, movidos a bateria e com 72t de capacidade, serão testados nas operações da Vale em Minas Gerais e na Indonésia a partir do primeiro semestre de 2022. Outro caminhão elétrico de emissão zero com capacidade de 240t também será testado em data a definir.
A assinatura ocorreu na terça-feira, 26 de outubro, em Nanjing, durante as comemorações dos 25 anos da relação de irmandade entre o estado brasileiro de Minas Gerais e a província chinesa de Jiangsu.

Modelo de caminhão de 72t que será testado na Vale em 2022. Crédito: Divulgação
O MoU foi assinado pelo Sr. Antonio Cardoso, Head de Compras da Vale na China e pelo Sr. Sam Shang, Diretor Geral Adjunto da Xuzhou Construction Machinery Group Import and Export Co., Ltd, na presença do Sr. Gilberto Fonseca Guimarães de Moura, Cônsul-Geral do Brasil em Xangai, Sr. Hui Jianlin, Vice-Governador da Província de Jiangsu, Sra. Tracy Xie, Presidente da Vale na China, e Sr. Hansen Liu, Vice-Presidente da XCMG Machinery.
Após a cerimônia de assinatura, o Sr. Alexandre Pereira, Vice-Presidente Executivo para de Soluções Globais de Negócios da Vale, destacou a busca da Vale e da XCMG para ampliar o uso de veículos movidos a bateria elétrica, o que levou as empresas a incluírem no MoU a intenção de fornecer esses equipamentos.

Antonio Cardoso, Head de Compras da Vale na China (à esquerda), e Sam Shang, Diretor Geral Adjunto da XCMG, assinam o Memorando de Entendimento. Crédito: Divulgação
“Essa iniciativa está alinhada à meta da Vale de reduzir suas emissões de carbono de escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050 e reforça nossa ambição de sermos líderes na mineração de baixo carbono. Também vemos esta parceria com a XCMG Machinery como mais um passo importante no aprofundamento da nossa relação e parceria de longo prazo com a China, que remonta a 1973, quando enviamos nosso primeiro embarque de minério de ferro para a China”, disse Pereira.
Marcello Spinelli, Vice-Presidente Executivo de Ferrosos da Vale acrescentou que “este é mais um exemplo de nossos esforços nesse sentido, receberemos até 2022 as primeiras unidades de um caminhão a bateria de 72t a serem testados em nossas operações. Pretendemos continuar a desenvolver soluções de emissões zero com parceiros globais, como a XCMG”.
“É um grande prazer estabelecer uma parceria mais profunda com a Vale. A XCMG está comprometida em atender clientes globais, fornecendo soluções de construção e mineração que economizam energia. Aumentaremos o investimento em P&D em tecnologias de emissão zero para ajudar os clientes a atingir a meta de mineração verde. Acreditamos que o MoU assinado com a Vale impulsionará nossa cadeia de valor para promover a proteção ambiental”, disse o Sr. Hansen Liu.
Sobre a Vale
A Vale foi fundada em 1942 com sede na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A Vale é uma das maiores empresas de mineração e metais do mundo com base na capitalização de mercado e uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel. Também produzimos pelotas de minério de ferro, minério de manganês, ferroligas, carvão metalúrgico e térmico, cobre, metais do grupo da platina (PGMs), ouro, prata e cobalto. Operamos grandes sistemas de logística no Brasil e em outras regiões do mundo, incluindo ferrovias, terminais marítimos e portos, que estão integrados às nossas operações de mineração. Além disso, temos um centro de distribuição para apoiar a entrega de minério de ferro em todo o mundo. Diretamente e por meio de associados e joint ventures, também temos investimentos em negócios de energia e aço. Desde nosso primeiro embarque de minério de ferro para a China em 1973, temos sido um parceiro de longa data da China por 48 anos, durante os quais contribuímos para o crescimento econômico da China, fornecendo consistentemente ao país minério de ferro de alta qualidade e outros recursos minerais necessários para o desenvolvimento contínuo da China.
Sobre a XCMG
Fundada em 1943, a XCMG se tornou uma empresa líder de nível 100 bilhões na indústria de maquinário de construção da China, que é de grande escala, ampla variedade e série de produtos, poderosa competitividade, influência e importância estratégica nacional. Atualmente classificado em 1º lugar na indústria nacional, nº 3 na indústria global, nº 4 no Top 100 da Indústria Chinesa de Maquinários e nº 409 no Top 500 de Marcas Globais, ela funciona como um cartão de visitas atraente para a indústria de fabricação de equipamentos da China. Para obter mais informações, visite: www.xcmg.com ou “XCMGGroup” no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e Instagram.