Vale e Sinobras assinam termo de compromisso para desenvolvimento de nova aciaria em Marabá
10/05/22
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou de um evento em Marabá, no Pará, na última segunda-feira (9/5), a convite do governo do estado, para a assinatura de acordo entre a Vale e a Siderúrgica Norte Brasil (Sinobras) para a implantação de uma nova aciaria, indústria siderúrgica, no município.
Essa nova planta tem a finalidade de produzir tarugos de aço a partir do ferro gusa, em Marabá. O acordo prevê que o fornecimento da matéria-prima para a nova aciaria seja feito pela empresa Tecnored, subsidiária da Vale, em fase de implantação no município. Já a operação da aciaria será feita pela Sinobras.

Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM – crédito: divulgação
O tarugo é usado como matéria-prima pelas siderúrgicas no processo de laminação a quente, podendo resultar em vários tipos de produtos como barras, perfis, fio máquina, vergalhão CA50, entre outros.
Pelo acordo assinado, a Vale apoiará o projeto por meio da emissão de garantias, após a conclusão da engenharia, que viabilizem o financiamento a ser contratado pela Sinobras para a instalação da nova aciaria. Já a Sinobras, empreendedor que possui atuação há mais de 15 anos em Marabá, será a responsável, além dos estudos de engenharia, pela implantação e operação da planta.
A partir da assinatura do termo, a Sinobras irá desenvolver o projeto de engenharia, que deve ser concluído até o fim de 2023. O cronograma de obras detalhado será apresentado a partir da fase de estudos de engenharia.

Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM e Helder Barbalho, governador do Pará – crédito: divulgação