Vale discute perfil de Instituto Tecnológico
11/05/10
O Pará vai contar com um instituto de pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, implantado pela Vale. O Instituto Tecnológico de Belém (ITV) deve começar as suas primeiras atividades até o final do ano. Enquanto isso, a Vale promoverá um Workshop Internacional para discutir as linhas de pesquisa do instituto. O evento acontece no período de 11 a 14 de maio e será desenvolvido em três etapas, com ações no Pará, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Com a iniciativa, o Pará será o primeiro estado onde será construído um dos três centros de pesquisa do Instituto Tecnológico Vale (ITV). Outras duas unidades serão construídas em Ouro Preto (MG), especializada no tema Mineração, e outra em São Paulo, voltada para as inovações em Energia.
;
No primeiro dia de workshop, será ministrada uma palestra com o economista e físico cingalês Mohan Munasinghe, um dos mais conceituados intelectuais na área ambiental e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007. Mohan é diretor do Instituto de Desenvolvimento Munasinghe, no Sri Lanka. Segundo Luiz Melo, diretor do ITV, Mohan é um pesquisador renomado que vai poder dar uma contribuição muito grande no instituto. ?Com isso a gente ainda dá apoio à comunidade científica local, porque, além dele, vamos ter também outros grandes pesquisadores?. Melo explica que o a vinda do pesquisador é de grande importância, porque com ele será possível concluir avaliação das linhas temáticas desenvolvidas aqui no Estado.
;
O Workshop Internacional representa a continuidade de um evento realizado no ano passado, onde contou com a participação de pesquisadores do Emilio Goeldi e Eletronorte. ?Foi o primeiro passo na construção desse conteúdo. A ideia central é construir um material que vai servir de base para a definição das linhas de pesquisa desse instituto?.
;
Entre as linhas de pesquisa estarão as principais tendências científicas em relação à área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. ?Estamos pegando ideias da comunidade internacional para que eles sugiram o que eles enxergam como as linhas do futuro?.Para Melo, o palestrante traz um acumulado de experiência de todos os tópicos, que têm a ver com mudanças climáticas.
;
Assunto importante, já que a Amazônia é um determinante do clima no planeta. ?É importante para uma empresa como a Vale entender de que forma as atividades podem impactar e, a partir disso, trabalhar para diminuir esse impacto e ser um educador ou orientador destas ações?.
;
Atualmente, a Vale possui projetos para produção de biodiesel e conservação da floresta em pé. No total, cerca de 400 pesquisadores brasileiros e do exterior vão compor o quadro de pessoal no instituto.
Diário do Pará