Vale adota novo método para calibragem de pneus em Carajás
20/07/15
A Vale, em Carajás (PA), adotou um novo modelo para calibragem de pneus de caminhões pesados, baseado no sistema de pit stop e que utiliza elementos de automação, além de otimização dos acessórios no layout. A inovação foi integralmente desenvolvida pelas equipes de Carajás e não existe em outras empresas que utilizam os mesmos modelos de equipamentos de mina, segundo nota publicada, hoje (17), pela mineradora.Antes, os pneus dos caminhões fora de estrada eram calibrados individualmente após o processo de abastecimento nos postos, o que levava cerca de 1 hora e 15 minutos no total. Com a adoção do novo conceito de calibragem, a Vale afirma que esse tempo caiu, atualmente, para 18 minutos.
;
Implementado em 90 dias, o projeto da Unidade Móvel de Calibragem (UMC) já mostra resultados no que diz respeito a produtividade. O equipamento calibra os seis pneus dos caminhões simultaneamente, através de seis injetoras, ligadas a um painel de comando no qual são inseridos os valores de pressão desejados, como se fosse um equipamento de calibragem normal em um posto de combustível.
;
Com o equipamento, o ajuste das pressões é feito por meio de cálculos que ponderam qual pressão é a mais adequada, considerando a temperatura interna do pneu. O indicador é acompanhado via telemetria, pelo Sistema de Monitoramento Remoto de Pneus.
?Estamos buscando a melhor equação: mais segurança, menor número de horas paradas de máquina e menor custo, além do aumento da vida útil dos pneus?, disse o gerente de Manutenção de Caminhões Eletromecânicos e Pneus, Márcio Morais, em comunicado da mineradora.
No final de junho, a Vale também usou uma nova tecnologia, chamada Gantry, para posicionar os módulos que vão compor a Casa de Transferência do Pátio de Produtos da Usina do projeto S11D, no Sudeste do Pará. A mineradora reduziu em 70%, por meio de software de simulação, o tempo gasto com atividades de modificações ou implementações de instalações na usina de Carajás (PA).
Clique aqui e acesse a matéria.
Notícias de Mineração Brasil