Usiminas divulga selecionados no Desafio de Inovação Covid-19
19/06/20
Após cerca de um mês entre seleção e testes, a Usiminas anunciou as empresas vencedoras do Desafio de Inovação – Covid-19. A ação foi promovida pela companhia em parceira com a Fundação São Francisco Xavier, seu braço social em saúde e educação, com o objetivo de levantar soluções para os gargalos que dificultam o dia a dia de hospitais e de profissionais de saúde.
A equipe do InovaAí, plataforma da Usiminas dedicada ao tema da inovação, ficou responsável pela seleção das mais de 201 startups inscritas e pelos processos de qualificação das propostas. Ao final, seis foram escolhidas para implantar as propostas de forma piloto.
“As ideias serão aplicadas pelos próximos três meses nos hospitais geridos pela FSFX. Após esses testes intensivos, faremos uma nova avaliação com os especialistas da Fundação para discutirmos os resultados e decidirmos pela aplicação permanente da solução”, explica Ericka Menegaz, gerente de Inovação da Usiminas.

Éricka Menegaz, da Usiminas.
Categoria: Infraestrutura/Outros
·Biolambda: UVMask: Módulo que realiza a desinfecção de máscaras, luvas e outros em Equipamentos de Proteção Individual não descartáveis utilizando luz UV, que atua diretamente em bactérias, fungos e vírus e assim consegue realizar a higienização de objetos contaminados. A máquina é capaz de desinfectar cerca de 960 máscaras por dia, em ciclos de 5 minutos cada.
·Forsee: Predição de falha de equipamentos: essa solução é capaz de dizer qual, quando e por quê cada equipamento vai falhar, permitindo que sejam realizadas paradas programadas para manutenção das máquinas, evitando que elas apresentem problemas durante seu uso, o que poderia impactar os atendimentos do hospital.
Categoria Integração
·Digibee: Plataforma de integração de dados, que permite o compartilhamento das informações entre diversos sistemas de gestão, tais como sistemas desenvolvidos internamente, sistemas adquiridos de terceiros, soluções de startups, dentre outros, evitando erros e retrabalho, além de garantir maior produtividade das equipes do hospital.
Categoria Promoção da Saúde e Saúde Física, Mental e Bem-Estar
Essas soluções serão implantadas como teste para avaliar os benefícios e melhoria da experiência de beneficiários dos planos de saúde geridos pela Fundação São Francisco Xavier
·Zetta: Solução analítica para acompanhamento de informações e números relacionados à saúde da comunidade, com telas fáceis que incluem resumo financeiro, análise de internação, exames, consultas, pronto-socorro, análises preditivas, simuladores, tudo com uso de algoritmos de inteligência artificial e machine learning.
·Nutrieduc: Sistema que ajuda o nutricionista a organizar, otimizar e ganhar agilidade nos atendimentos, podendo acompanhar o cliente em tempo real. O paciente, a partir de um aplicativo mobile, tem acesso facilitado às recomendações da sua nutricionista, podendo receber seus cardápios e orientações, além de poder enviar informações de seus hábitos como, por exemplo, quando realizou uma atividade física. Com esses dados, o nutricionista consegue realizar o acompanhamento de forma ágil.
·7Waves: Aplicativo mobile para acompanhando de objetivos de vida profissional e pessoal dos colaboradores. Ele permite que o colaborador planeje suas metas de vida, carreira, estudos, saúde, lazer, sociais, e de aquisições, e recomenda conteúdos para auxiliar o profissional a alcançar seus objetivos. Tudo isso com uso de ferramentas lúdicas, como quizz, jornadas e usando a inteligência artificial para personalização do conteúdo para cada usuário.
Inovação
Desde o lançamento da plataforma InovaAí, em fevereiro de 2019, a Usiminas tem estreitado seu relacionamento com empresas de base tecnológica. O esforço rendeu à companhia a listagem entre 50 companhias brasileiras que mais interagem com startups, impulsionando a inovação aberta no país, e entre as 100 mais inovadoras no uso de TI.
A proposta da companhia, já tradicionalmente conhecida pela inovação em produto, é levar, paralelamente, a cultura da inovação para outros setores e aplicar novas ideias e soluções em diversos processos. A Usiminas mantém em Ipatinga o maior centro de pesquisas e desenvolvimento da América Latina, voltado ao setor siderúrgico, sendo detentora de um grande número de patentes da área.
#MineraçãodoBrasil #MineraçãoContraoCovid19