Uma indústria diversificada será mostrada a partir desta quarta-feira na Feira da Indústria do Pará
23/05/07
Nos 7,5 mil metros quadrados de área da 8ª edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA), que a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) promove a partir desta quarta-feira (23) no novo espaço do Hangar ? Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, estarão reunidos cerca de 100 expositores que mostrarão o quanto a indústria paraense diversificou suas atividades nos últimos anos. A FIPA prossegue até o dia 26.
?A mineração ainda é responsável por grande parte das exportações paraenses, mas há espaço para indústrias de outros segmentos, como a pesca, calçados, alimentos e o setor madeireiro, que também está com força na indústria moveleira, entre tantos outros. É uma vitrine da nossa indústria, para que o paraense conheça melhor o que é produzido aqui?, afirma o presidente da Fiepa, José Conrado Santos.
Um dos destaques da FIPA será a participação da Oyamota, indústria que atua no ramo de estrutura metálica há quase 26 anos. Será a primeira empresa paraense desse segmento a receber o certificado IS0 9001/2000 de qualidade na gestão. A certificação será entregue à empresa na quinta-feira (24), na programação da 8ª FIPA.
?O certificado representa a nossa melhoria constante e passa a servir como índice de qualidade para nós, uma vez que não podemos apenas manter a qualidade, mas sempre aperfeiçoar?, ressalta o diretor-presidente da Oyamota, Roberto Kataoka.
O ISO 9001/2000 é a certificação concebida para empresas que atendam rigorosas exigências de gestão da qualidade, sendo emitidas por órgãos de reconhecimento internacional.
?Quando se certifica uma empresa com este selo, na verdade é o reconhecimento de uma empresa que possui um projeto excelente, fabricação excelente, entrega no prazo e com baixo custo. Se ela tem tudo isso, é porque tem produtividade e se tem produtividade é porque tem a preferência do cliente. Tudo isso se reflete na sobrevivência dentro do mercado. A reunião destes quesitos, de toda a qualidade mostrada por uma empresa que tem este projeto, é o que o ISO 9001/2000 representa?, explica Marco Antônio Pereira, diretor-executivo da BMAP, empresa que realizou auditoria nos processos de certificação da Oyamota. ?Receber este certificado é receber o reconhecimento em 153 países?, acrescenta.
Frente Parlamentar
Nesta terça-feira (22) a Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Pará aprovou projeto que cria, em caráter suprapartidário, a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo do Estado do Pará. Proposta pelo pelo deputado Luis Cunha, líder do PDT, a Frente tem o objetivo de apoiar as diversas iniciativas no setor produtivo paraense, estimulando a interiorização do desenvolvimento, em consonância com o zoneamento ecológico-econômico do Estado, de forma a propiciar o surgimento de pólos microrregionais dinâmicos.
Pará Negócios