Tradição em reformas impulsiona modernização da Máquinas Furlan
29/04/25
Criada a partir de restaurações de equipamentos, a empresa aprimora serviços e amplia o atendimento ao mercado mineral

Antes e depois da reforma na Máquinas Furlan. Crédito: Divulgação
A Máquinas Furlan fortalece atuação com serviços de reforma de equipamentos. Referência no mercado de britagem, moagem, classificação e transporte de material, a empresa atende tanto equipamentos de fabricação própria quanto de terceiros, com um amplo portfólio de peças de desgaste e reposição.
Segundo o engenheiro Wagner Francisco, que atua como suporte a vendas na área de serviços da Furlan, o processo começa por um diagnóstico técnico detalhado, com ensaios laboratoriais como análise metalográfica, ultrassom e líquido penetrante. “Essas técnicas permitem identificar microfissuras, desgastes estruturais e outros problemas que possam comprometer a performance dos equipamentos”, explica.
As demandas mais comuns envolvem britadores de mandíbulas e cônicos, rótulas de moinhos de bolas e rotores de moinhos a martelos, mas a empresa está preparada para avaliar qualquer equipamento utilizado em mineração ou produção de agregados. “A reforma pode incluir desde trocas pontuais até revisões completas, sempre com o objetivo de devolver o equipamento à condição original de projeto. Essa premissa da Furlan vale inclusive para rotores de grande porte, com mais de 70 toneladas”, destaca Wagner.
Um diferencial importante é a possibilidade de realizar orçamentos personalizados sem a necessidade de envio prévio do equipamento. A Furlan realiza visitas técnicas, discute o escopo com o cliente e, com base nessa reunião, elabora uma proposta técnica de reforma. “Esse modelo evita o custo e o tempo de desmontagem inicial e já dá uma visão realista do investimento necessário”, comenta o engenheiro. Durante as reformas, também são oferecidos upgrades tecnológicos, como substituição de rotores elétricos por versões mais eficientes ou atualização de sistemas hidráulicos. O tipo de aço das peças fundidas pode ser reavaliado, aumentando a resistência ao desgaste e prolongando a vida útil dos componentes.
Além da reforma sob demanda, a Furlan adotou uma estratégia inovadora: aceita máquinas usadas como parte de pagamento, que são reformadas e mantidas em estoque para venda, aluguel ou empréstimo, suprindo clientes que não possuem equipamentos de reserva.
Outro avanço com a chegada de Wagner à equipe foi a criação de uma nova frente de Negócios para atender o segmento de recicláveis. A Furlan já fornece martelos, tambores e realiza reformas de rotores, tambores e moinhos para diversas companhias, além de sucateiros. “A Furlan está preparada para atender todo o Brasil com soluções completas para o setor de reciclagem, uma área que está em plena expansão dentro da empresa”, afirma Wagner, que tem 34 anos de experiência no setor.
Ao final de cada serviço, a Furlan realiza uma entrega técnica no local, acompanhando o startup do equipamento para garantir que ele opere em condições ideais e com total segurança.
Sobre a Máquinas Furlan
A Máquinas Furlan é uma fabricante de soluções para a indústria extrativa. Com um portifólio de 150 equipamentos, a empresa oferece uma ampla gama de acessórios e peças de reposição fundidas em aço para atender o setor mineral. Fundada em 1962, na cidade de Limeira, no interior do Estado de São Paulo, a Furlan se consolidou como referência no Brasil, nas Américas do Sul, Central e do Norte.
No parque industrial de 210 mil m², a fabricante agrega recursos tecnológicos e profissionais qualificados para o desenvolvimento e fabricação de produtos empregados nas operações de cominuição (britagem, trituração e moagem) e no processamento de minérios (classificação, transporte, piroprocessamento etc.).