Testes do novo trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás são finalizados
03/08/15
O novo trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) começará a circular ainda neste semestre. Na semana passada, foi realizada a última viagem teste dos novos carros, com o objetivo de checar e ajustar todos os detalhes necessários para garantir a segurança da operação. A renovação do trem de passageiros, que também já ocorreu na Estrada de Ferro Vitória a Minas no ano passado, é um marco para a Vale, pois, em 2015, celebramos os 30 anos de operações no Maranhão e Pará.
Quem embarcar em algum dos 15 pontos ao longo da malha terá a oportunidade de conhecer todas as novidades e funcionalidades dos novos carros. O investimento em benefício dos 27 municípios atendidos foi de US$ 55,6 milhões. Foram adquiridos 39 carros, dos quais seis são executivos, 21 econômicos e 12 de serviços que incluem lanchonete, restaurante, especial para cadeirantes, bagageiro e gerador. Cada carro executivo da EFC tem capacidade para transportar 60 passageiros. Já nos econômicos haverá 79 lugares. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários.
Os carros da classe executiva têm sistema de som e iluminação individualizados para dar maior conforto e comodidade aos viajantes. Outro diferencial são as poltronas, mais confortáveis. As novidades contemplam também os dois carros-restaurante que possuem, cada um, 72 lugares, um acréscimo de 56% em relação à frota que opera atualmente.
Responsabilidade SocialCom a entrada em operação da nova frota do trem de passageiros da EFC e a climatização de todos os carros, as pessoas que vendem alimentos às margens da ferrovia – as chamadas “bandequeiras” – deixarão de comercializar seus produtos na janela do trem. Para criar uma alternativa de renda que represente uma melhora na vida dessas pessoas, a Fundação Vale implantou o Programa AGIR EFC (Apoio à Geração e Incremento de Renda). Em parceria com instituições especializadas, a Fundação Vale está promovendo capacitações e auxiliando esse público na busca por novos mercados consumidores.
Centenas de famílias de seis municípios maranhenses foram beneficiadas no início desse processo. Foram criados 22 negócios sociais em seis municípios do Maranhão e um no do Pará. Os benefícios do projeto incluem a qualificação e formalização do trabalho, a capacitação em gestão integrada do negócio, a remodelagem de embalagens e criação de logotipos, o fomento ao trabalho coletivo e o fortalecimento da autonomia e autoestima das participantes.
Vale