Tecnologia pioneira para o beneficiamento de minério chega à Vale
26/10/15
Na última semana, uma nova planta piloto de beneficiamento foi inaugurada em Mina Fábrica, em Minas Gerais. A planta foi construída e será operada pela empresa New Steel, com uma proposta inovadora e pioneira no mundo para o processo de beneficiamento do minério: a separação magnética, sem a necessidade do uso de água.
Além de não utilizar água no processamento de material, a nova técnica é capaz de transformar minérios de baixa qualidade em produtos com alto valor agregado. Outros diferenciais são o uso de gás natural como fonte de energia e a ausência de resíduos, pois o material rejeitado poderá ser aproveitado na indústria cimenteira ou de cerâmica.
Como funciona
O beneficiamento de minério a seco é possível graças à introdução de uma estação de secagem antes da moagem, da utilização de um moinho vertical para rochas compactas capaz de moer o minério sem utilizar água e da alimentação das frações mais finas em um separador magnético. Durante um ano, a planta funcionará em um modelo flex, testando nossos minérios, tanto o friáveis (que se fragmentam com mais facilidade) quanto compactos, além de rejeitos com os mais variados níveis de teor de ferro.
? Vivemos em um novo cenário global, em que a mineração precisa ser reinventada. Por isso, acreditamos e investimos, na Vale, em tecnologias e inovações de ponta, como essa, que tornam nosso processo mais limpo, sustentável e competitivo?, afirma Lúcio Cavalli, Gerente executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Ferrosos.
Vale S.A.