Sustentabilidade, a nova onda
07/10/08
Em recente workshop sobre infra-estrutura do qual participei em São Paulo, chamou-me a atenção a palestra do jornalista Adalberto Marcondes, especialista em jornalismo ambiental. Segundo ele, filantropia é dar o peixe para quem tem fome. Responsabilidade social é ensinar a pescar. Já sustentabilidade é cuidar das águas dos rios, das nascentes, das matas ciliares e fazer com que haja peixes para as futuras gerações.
Mariza Santana
Em época da ameaça do aquecimento global e de seus efeitos, a sustentabilidade ganha cada vez mais espaço, tanto nas discussões governamentais como no mundo corporativo.
Para as empresas, não basta mais apenas garantir o lucro dos acionistas ou proprietários e a sobrevivência no mercado. É necessário atuar em sintonia com a comunidade e observar as diretrizes de sustentabilidade, preocupar-se com a preservação do meio ambiente. Aproveitamento de resíduos, reuso da água, economia de energia elétrica, adoção de outras alternativas energéticas, utilização de materiais reciclados, entre outras medidas, podem ser colocados em prática dentro da empresa, independente do seu porte, seja ela uma grande corporação ou uma pequena firma.
Além disso, os consumidores brasileiros estão despertando para a importância de exigir práticas sustentáveis de fornecedores de produtos e serviços, comportamento que já é comum para os consumidores europeus, por exemplo. Lógico que no Brasil, onde a população tem menor poder aquisitivo na comparação com a da União Européia, o preço dos itens ainda permanece como o principal fator na hora da compra. Mas aos poucos os produtos considerados ?verdes? vão ficando menos caros e mais acessíveis para maior número de pessoas no Brasil.
Nessa nova onda, a novidade em Goiânia é a lei que determina a supermercados, farmácias, lojas e outros estabelecimentos varejistas, que passem a utilizar sacola reciclável na embalagem dos produtos vendidos, em substituição às poluidoras sacolas de plástico. A aplicação dessa lei vai exigir uma mudança radical na cultura de consumidores e varejistas, mas representa uma tendência mundial. Afinal, a sustentabilidade é a nova onda do Planeta.
Mariza Santana é jornalista.
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