Sistema Minas-Rio possui o maior circuito de remoagem de minério de ferro do mundo
13/07/15
O Sistema Minas-Rio, operação de exploração de minério de ferro da Anglo American localizada em; Minas Gerais e no Rio de Janeiro, possui atualmente o maior circuito de remoagem do mundo, que faz uso da tecnologia de moinhos verticais, em seu processo de beneficiamento de minério de ferro. O Minas-Rio está atualmente em sua fase de ramp-up para atingir a capacidade de produção nominal de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano no segundo trimestre de 2016.
O circuito compreende duas linhas de remoagem compostas cada uma por oito moinhos Vertimill, com potência de 1,1 MW cada ? fabricados pela Metso, além de quatro baterias de ciclones para classificação do minério de ferro.
?O uso dos moinhos Vertimill tem permitido uma redução no consumo de energia elétrica superior a 30% se comparado à opção tradicional com moinhos de bolas. O Minas-Rio utiliza 17,9 MW de potência em seu processo de remoagem enquanto a aplicação com moinhos de bolas seria de 25,6 MW, o que representa uma economia significativa de 7,7 MW?, afirma o diretor de Operação do Sistema Minas-Rio, da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, Rodrigo Vilela.Além disso, Vilela ressalta que se considerarmos os custos de energia, demanda e encargos setoriais relativos à utilização desse circuito de remoagem, ou seja, custos totais sem impostos, a economia financeira é de aproximadamente R$ 23 milhões por ano.VERTIMILL
O moinho Vertimill é constituído por um cilindro vertical carregado de corpos moedores.; No caso do Minas-Rio, são utilizadas bolas de aço/cromo com tamanho de 12.5 mm. Uma espiral instalada no centro desse cilindro movimenta os corpos moedores para promover a redução das partículas por meio de alta frequência de impactos de pequena energia e atrito entre os corpos moedores.
;
O Vertimill é capaz de processar minérios com dimensões na alimentação de até 6 mm e moer produtos menores do que 20 micrômetros. A granulometria do minério de ferro do Minas-Rio, ao final do processo de remoagem, é de 80% menor que 36 micrômetros.
O fluxo de polpa de minério de ferro nos moinhos Vertimill é alimentado pela parte inferior do equipamento e o produto resultante do processo é transbordado pelo topo em direção ao espessador de concentrado, última etapa do processo de beneficiamento do Sistema Minas-
Rio.Além da redução no uso de energia elétrica, outros benefícios provenientes da utilização dos moinhos Vertimill são a menor geração de ultrafinos, menor emissão de ruído, menor quantidade de periféricos, bases civis mais simples e mais segurança em consequência da menor exposição de partes móveis.
Anglo American