Será lançada a primeira carta arqueológica em Minas Gerais
20/05/15
O lançamento da Carta Arqueológica Congonhas, a primeira de Minas e uma das únicas do país, é um dos destaques da comemoração dos 30 anos da Cidade dos Profetas (MG) como patrimônio mundial.
Ela foi elaborada para mapear sítios históricos e nortear ações no município e no vizinho Jeceaba, com o objetivo de impedir danos ao patrimônio cultural. Os levantamentos demandaram um ano e meio e resultaram na identificação de 117 sítios históricos de explotação mineral nos séculos 18 e 19.
O trabalho, organizado pelos arqueólogos Alenice Baeta e Henrique Piló, foi possível devido a uma medida condicionante no processo ambiental de uma mineradora que atua na região, firmada com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), via Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico e Turístico (CPPC). ?Fizemos um levantamento preliminar e há muito mais para ser descoberto. Por isso contamos com a colaboração da população, pois a carta vai se transformar num banco de dados digital a ser alimentado continuamente com informações?, disse Piló.
Clique aqui e acesse a matéria.
Notícias de Mineração Brasil