Seminário incentiva o financiamento à pesquisa mineral no Brasil
28/04/10
Realizado em 6 de abril, no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte o Seminário: Incentivo e Financiamento à Pesquisa Mineral no Brasil foi; promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) em parceria com a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Ministério de Minas e Energia (MME).;O evento foi aberto pelo Secretário Adjunto de Geologia, Carlos Nogueira e por Guilherme Quentel, representando o presidente da Comissão de Mineração da CCBC, José Roberto Mendes Freire. No Seminário foi mostrada a experiência Canadense no financiamento do setor de mineração, além de se debater as perspectivas do Brasil nesse segmento, visando tornar disponíveis mecanismos que possam ser adaptados e utilizados pelo setor de; mineração do nosso País.
;
Na ocasião, foram realizadas palestras sobre temas incluindo o desenvolvimento de mecanismos financeiros para avaliação de recursos minerais, passando por garantias de financiamentos e captação de capital de risco para as atividades de pesquisa e extração mineral.
;
O diretor-geral do DNPM, Miguel Nery, proferiu palestra sobre propostas de atualização de instrumentos de financiamento, particularmente sobre a atualização dos conceitos de recursos e reservas minerais.; Ele explicou que, é necessário a atualização desses conceitos no País para sermos mais competitivos na atração de investimento.; ? Precisamos nos alinhar com práticas adotadas por países como o Canadá e Africa do Sul que são players globais tendo desenvolvido procedimentos que proporcionam a aumento no fluxo de investimentos de risco?, afirmou Miguel Nery.
;
As apresentações contaram com as participações do diretor-geral da Aura Minerals no Brasil, Carlos Bertoni, do diretor de Gestão das Políticas de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, da (SGM/MME), Telton Elber Corrêa e do chefe do Departamento da Indústria de Base do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Sérgio Moreira da Fonseca.
;
Os representantes canadenses, no evento foram Oliver Bonham, CEO do Canadian Council of Professional Geoscientists (Conselho Canadense de Profissionais Geocentistas), Andrea Waldie, diretora executiva da Association of Professional Geoscientists of Ontario (Associação de Profissionais Geocentistas de Ontário) e Bill Pearson, fundador da Association of Professional Geoscientists of Ontário e presidente da Tucano Exploration.
DNPM