SE: maior planta de extração de potássio do BR
15/04/10
O estado de Sergipe vislumbra a possibilidade de reter a maior planta de extração de potássio do Brasil. A Administração Estadual de Meio Ambiente do Estado de Sergipe (Adema) entregou à Empresa Vale a Licença Prévia (LP) do Projeto Carnalita. O projeto permitirá o aumento da produção de insumos agrícolas para todo o Brasil, contribuindo para a redução da dependência da importação de fertilizantes no país.
;
Diferentemente da produção atual de cloreto de potássio, onde a extração é feita em lavra subterrânea na mina Taquari-Vassouras, a mineração da Carnalita será realizada a partir da injeção de água quente em poços onde serão dissolvidos os sais. A salmoura será então retirada do subsolo e processada na superfície, através do beneficiamento da rocha carnalítica.
;
O potássio é um mineral com uma alta demanda no comércio brasileiro de fertilizantes, e que atualmente o país sofre com a baixa produção, sendo que este índice tende a aumentar, caso não haja novos investimentos para aumento da produção interna. Cerca de 8% do potássio é produzido pelo Brasil, o restante é importado.
;
A produção inicial está estimada em torno de 1,2 milhão de toneladas anuais de cloreto de potássio. O início da operação está previsto para 2014. O Projeto Carnalita faz parte dos esforços da Vale para aumentar a produção de insumos para o mercado agrícola brasileiro e reduzir a dependência da importação de fertilizantes pelo Brasil.
Tendências e Mercado