SAP participa de um novo projeto que promoverá transparência do setor de extração em Gana
25/06/10
SAP, GTZ e o governo de Gana trabalharão juntos com a finalidade de garantir a distribuição equitativa dos recursos derivados das explorações de petróleo e mineração no país africano.
A SAP AG (NYSE: SAP) e a empresa Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ) GmbH, como representante do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha , celebraram um acordo para o desenvolvimento que dará suporte à Gana em seus esforços para cumprimento dos padrões globais de transparência fixados para os setores de petróleo e mineração segundo a Iniciativa para a Transparência do Setor Extração (EITI). Por este acordo, a SAP doará uma solução para a gestão do desempenho empresarial (EPM) proveniente da sua carteira da SAP BusinessObjects ao Ministério de Finanças de Gana, que o utilizará para monitorar e analisar os fluxos de receitas e pagamentos decorrentes do seu setor de minerais pesados, bem como das futuras produções de gás e petróleo. A solução permitirá à nação africana quantificar com eficiência os fluxos de receitas canalizados para o governo e demais entidades envolvidas, para que o primeiro consiga identificar os motivos originários de qualquer variação, positiva ou negativa, em relação aos valores estimados.
;
Nos dias 19 e 20 de maio, a SAP e a GTZ participaram de uma reunião de trabalho realizada em Acra, junto com o Comitê Nacional de Facilitadores para a Iniciativa EITI em Gana, um grupo multidisciplinar que reúne representantes dos ministérios de Energia, Finanças e Planejamento Econômico, Terras e Recursos Naturais de Gana, além de órgãos de administração tributária, empresas de mineração, a Comissão do Setor de Minerais e representantes da sociedade civil do país. O encontro serviu como um marco para estabelecer o alcance do projeto, as normativas aplicáveis do governo, o cronograma de implantação e a determinação dos membros das equipes representativas que comandarão as atividades de implantação durante os próximos quatro meses.
;
O Ministro Encarregado das Finanças de Gana, Seth E. Terkper assinalou que ?o processo EITI é uma ferramenta útil para a aplicação mais efetiva dos esforços governamentais dedicados à melhoria das estruturas existentes, em termos de responsabilidade e transparência. A incorporação bem sucedida de um sistema de tecnologia da informação neste processo será uma contribuição substancial ao processo desenvolvido em Gana.? Terkper acrescentou que este projeto se encaixa perfeitamente na agenda traçada pelo Ministério para a implantação de reformas na gestão financeira pública do país africano, principalmente na consolidação do Sistema Integrado de Informações Sobre a Gestão Financeira em Gana (GIFMIS).
;
O projeto de suporte definido para o processo EITI em Gana está relacionado ao programa de Boa Governança Financeira (GFG) da GTZ, cujo diretor, o Dr. David Nguyen-Thanh, afirmou que ?o objetivo imediato dos nossos esforços conjuntos é prestar assistência e acelerar a implantação desta iniciativa, com a finalidade de ajudar a cumprir as normas EITI de transparência aplicáveis ao setor de extração de recursos naturais de Gana. Como os resultados também poderiam ter relevância para outros países com enormes setores de extração, esta é uma excelente oportunidade que deve ser aproveitada efetivamente.?
A fim de aperfeiçoar o insight financeiro necessário, a SAP contribuirá com a aplicação de consolidação financeira SAP BusinessObjects Financial Consolidation, que, junto com diversas soluções de Business Intelligence (BI) da SAP BusinessObjects, apoiará as iniciativas de gerenciamento de orçamentos, projeções e relatórios financeiros. Estas aplicações oferecem às grandes organizações comerciais e públicas do mundo os níveis de insight, agilidade, velocidade e diversidade de análise que necessitam para completar seus ciclos de preparo de relatórios financeiros, em estrito cumprimento das normas contábeis internacionais aplicáveis, tais como a IFRS (International Financial Reporting Standards ? Normas internacionais de relatórios financeiros).
;
Este esforço representa um exemplo de como a SAP está firmando diversas associações que contemplam inovações sociais nas quais o uso da tecnologia resulta em uma sociedade mais sustentável e em empresas administradas com eficiência ao redor do mundo.
?Além de ajudar as empresas a serem melhor administradas, a SAP tenta fazer com que o mundo funcione melhor de um modo Geral,? explicou Jim Hagemann Snabe, codiretor geral da SAP AG e membro do seu Conselho Executivo. ?Neste projeto temos a satisfação de contribuir tanto com nosso software como com a experiência e os conhecimentos que dispomos sobre o nosso setor e os processos de negócios para ajudar nações como Gana a cumprir as normas internacionais de transparência aplicáveis aos setores de petróleo e mineração.?
;
Sobre a SAP
A SAP é líder mundial em software de negócios. Oferece aplicações e serviços que permitem empresas de todos os portes em mais de 25 setores da indústria gerir seus negócios de forma muito mais eficiente. Com mais de 97 mil clientes em mais de 120 países, a companhia tem suas ações negociadas em diversas bolsas de valores em todo o mundo, incluindo a Bolsa de Valores de Frankfurt e Nova York (NYSE), sob o símbolo “SAP?. Para obter mais informações, visite o site www.sap.com.
SAP