Rochas ornamentais movimentarão US$ 4,1 bi
01/02/07
Ciça Ferraz
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A diversidade e o exotismo das rochas ornamentais brasileiras têm conquistado cada vez mais o mercado externo. No ano passado, as vendas globais foram 16% maiores do que em 2005, alcançando US$ 3,6 bilhões. A projeção para este ano é manter o índice de crescimento do segmento e, assim, alcançar US$ 4,1 bilhões.
No campo das exportações, o movimento de rochas que cruzam o Atlântico tem agradado ainda mais, pois apresentaram aumento de 32% no comparativo dos últimos dois anos. A previsão para este ano, por outro lado, é crescer em torno de 20%, devido a uma certa desaceleração do mercado imobiliário residencial norte-americano.
?Apesar da alta cambial, exportamos bem e fechamos 2006 com um faturamento de US$ 1,045 bilhão de insumos vendidos para fora?, comentou Sérgio Daneluzzi Azeredo, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas). Segundo ele, no mercado interno as rochas ornamentais registram vendas de US$ 2,6 bilhões.
Menos otimista está Áureo Mameri, presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas). ?Tenho sentido certo desânimo por parte do empresariado brasileiro, mesmo acreditando que as empresas nacionais podem brigar de igual por mais espaço com as gigantes internacionais do mercado, que têm redução de taxas e mais incentivo.?
Líder em exportação
Um dos grandes responsáveis pelas vendas de pedras ornamentais para fora do País neste ano deverá ser o Espírito Santo ? já líder em vendas externas de rochas e revestimentos. A região representou 65% (cerca de US$ 680 milhões) do volume total exportado pelo Brasil, e mais de 81% das exportações nacionais de manufaturados de mármores e granitos no ano passado.
Pode-se, ainda, observar que o Espírito Santo teve um crescimento de 38,70% superior ao crescimento do total brasileiro (32%). Considerada a segunda maior exportadora do Estado, e terceira maior do Brasil, a capixaba Andrade S.A. Mármores e Granitos acaba de adquirir uma nova pedreira, aonde extrairá o granito ?Café Imperial?, localizada na cidade de Caldas (MG).
No ano passado, a empresa alcançou US$ 26,5 milhões e agora projeta crescer 20% exportando mais de 60 tipos de granito para Estados Unidos, Canadá e América Latina. Pretende, ainda neste ano, explorar a Ásia. Josy Loss de Andrade, administradora de Marketing e Finanças da empresa, ressalta ainda a aquisição de novos teares (máquinas que cortam chapas).
Mercado interno
Quem investir no mercado interno de rochas ornamentais poderá se surpreender este ano. Esta é a opinião do geólogo e consultor da Abirochas, Cid Chiodi Filho. Ele projeta um crescimento de 8% a 10% nas vendas nacionais ao longo de 2007. ?Acredito no aquecimento da construção civil, reflexo das medidas governamentais de incentivo ao setor, e que poderão impulsionar as vendas de mármore e granito.
? O estudioso estima que o mercado interno movimentará em torno de 58 milhões de metros quadrados até o fim do ano ? frente os 53,8 milhões de m² do ano anterior.
Exposição
Com mais de 1,8 mil empresas voltadas ao segmento instaladas apenas no Espírito Santo, de 6 a 9 de fevereiro a cidade de Serra (ES) será palco da Vitoria Stone Fair 2007. O evento terá cerca de 450 expositores, 20% a mais do que em 2006, de acordo com Cecília Milanez Milaneze, sócia da empresa que leva seu nome e responsável pela organização.
A participação estrangeira no encontro terá aumento de 50% neste ano, conforme dados da organização. ?Serão 60 empresas de diversos países que tradicionalmente participam, como Itália, China, Egito, Estados Unidos, Portugal e Turquia. Participarão pela primeira vez a Alemanha e a República Checa?, disse Cecília .;
;maior participação estrangeira deve-se à divulgação da feira em eventos internacionais.
DCI