Raul Jungmann propõe coalizão de entidades do setor mineral para atuar em agendas conjuntas
28/08/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) pretende organizar uma coalizão com dezenas de entidades do setor mineral para estabelecer linhas de ação, com o objetivo de abrir novas oportunidades de expansão sustentável da indústria, bem como para agir mais efetivamente contra fatores que têm prejudicado a competitividade e o ambiente de investimentos e de negócios da mineração brasileira. A proposta foi apresentada na tarde desta 2ª feira (28/8) pelo diretor-presidente do Instituto IBRAM, Raul Jungmann. Ele conduziu reunião em Belém (PA), da qual participaram dirigentes de diversas entidades empresariais, Agência Nacional de Mineração (ANM), Ministério de Minas e Energia.
“O cenário que enfrentamos exige que sigamos uma atuação conjunta, articulados”, afirmou o dirigente do IBRAM. O encontro das entidades empresariais foi realizado no primeiro dia da EXPOSIBRAM 2023, o mais relevante evento de mineração da América Latina.
Entre as oportunidades para a mineração está a expansão da produção de minerais estratégicos para a transição energética, que é o caso do lítio, tântalo, vanádio, cobre, elementos de terras raras, entre outros. Entre os fatores comprometedores das expectativas setoriais estão a necessidade de estruturar uma política pública para estimular a produção desses minérios, e também expandir o mapeamento geológico em escala adequada às operações minerais.
Outras frentes de atuação da coalizão seriam, segundo Jungmann, obter do governo e do setor financeiro compromissos para a abertura de linhas de financiamento para a mineração, aumentar a participação de mineradoras com capital aberto na bolsa de valores, fortalecer a ANM, que apresenta insuficiência de recursos financeiros, de equipamentos e de pessoal para realizar seu trabalho.
Patrocínios da EXPOSIBRAM
Figuram como patrocinadores da EXPOSIBRAM 2023 até o momento: Armac (Diamante), Vale (Diamante), Casa dos Ventos (Platina), Hydro (Platina), Anglo American (Ouro), Hexagon (Ouro), BHP (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa Resources (Ouro), Alcoa (Prata), Bemisa (Prata), Geosol (Prata), Usiminas Mineração (Prata), Appian Capital Brazil (Bronze), Brazauro Recursos Minerais S/A (Bronze), Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM (Bronze), Centaurus Metals (Bronze), Geocontrole (Bronze), Gerdau (Bronze) Largo Brasil (Bronze), Orica (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), WSP Global (Bronze) e Yara (Bronze).
Apoios
Apoiam institucionalmente o evento a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (Abfa), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (Abremi), Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF), Associação Paulista de Engenheiros de Minas (Apemi), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), International Council on Mining and Metals (ICMM), Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB – MG), Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (Sindipedras) e Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).
O evento conta ainda com o apoio editorial de Revista Areia e Brita, Brasil Mineral, Cidades Mineradoras, Eae Máquinas, Revista Amazônia, Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade, In The Mine, PIM Amazônia, e dos sites Climatempo, Conexão Mineral, Notícias de Mineração Brasil e Noticia Sustentável.