Raul Jungmann destaca importância da mineração para a descarbonização e transição energética no CNN Talks
04/06/24
O diretor-presidente do IBRAM foi um dos convidados do evento, que também contou com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.
Como protagonista no cenário da transição energética, o Brasil está em posição relevante na geopolítica global em prol da energia mais rentável e sustentável. E, o setor mineral, é um ator fundamental para o mundo trilhar o caminho de uma transformação na criação de novas energias sustentáveis. A temática foi abordada pelo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, nesta segunda-feira, em São Paulo (SP), durante o “CNN Talks – Próximos Passos para a Transição e Transformação Energética no Brasil”.
Em seu discurso, Raul Jungmann explicou que a transição para uma economia de baixo carbono é impossível sem a ampliação da eletrificação, seja por meio de baterias, aerogeradores ou placas solares. “Tudo isso exige os chamados minerais críticos e estratégicos. Não tem como avançar em tecnologia sem a mineração.”, afirmou. O diretor-presidente do IBRAM também exemplificou a importância da mineração para outros setores, como o agronegócio, reforçando a ideia de que “não há segurança alimentar sem minerais”.
Jungmann ainda mencionou que o vocabulário mineral está sendo invadido por temas como defesa e segurança nacional, devido aos conflitos internacionais que alertaram países como a União Europeia, Estados Unidos, China e Índia sobre a importância da geopolítica mineral, soberania mineral e segurança mineral. “Todos estão preocupados com sua cadeia de suprimentos para avançar em tecnologia, transição e eletrificação. O Brasil, no entanto, carece de um rumo claro nesse sentido, e precisamos trabalhar para avançar no processamento e industrialização dos minerais críticos e estratégicos”, concluiu Jungmann.
Também presente no painel, Paulo Emilio de Miranda, presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio, afirmou que a humanidade caminha para a descarbonização. Head de Sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello também adotou um tom otimista para dizer que o Brasil está na vanguarda em ter uma matriz energética mais limpa. Já o diretor de Sustentabilidade e Cidadania Digital da Caixa, Jean Rodrigues Benevides, destacou o papel do banco público na descarbonização no setor habitacional.
O “CNN Talks – Próximos Passos para a Transição e Transformação Energética no Brasil” reuniu autoridades governamentais, empresários e especialistas em debate sobre questões relacionadas ao tema no qual o Brasil ocupa posto de absoluto destaque no cenário global. Todos os palestrantes do evento foram enfáticos em afirmar que como protagonista no cenário da transição energética, o Brasil está em posição relevante na geopolítica global em prol da energia mais rentável e sustentável. Sob mediação e condução dos jornalistas Márcio Gomes e Fernando Nakagawa, o encontro contou com uma plateia convidada de empresários e players do segmento.
*Com informações da CNN