Projetos sociais apoiados por mineradoras ganham destaque na EXPOSIBRAM 2024
10/09/24
Iniciativas focadas em sustentabilidade e no empoderamento das mulheres vem transformando a vida de várias comunidades de Minas Gerais
Além das novidades tecnológicas e uma diversidade de temas que compõem a programação da EXPOSIBRAM 2024 – Mineração do Brasil | Expo & Congresso, que acontece desde a última segunda-feira (9/9) na capital mineira, os projetos sociais apoiados por mineradoras atraem a atenção dos visitantes, destacando iniciativas que geram impacto positivo nas comunidades em que essas empresas atuam.
Um deles, é o Fruto do Mato, apoiado pela AngloGold Ashanti. Yara Alcântara Martins, representante do projeto, explica que a iniciativa ajuda pequenos agricultores familiares de áreas isoladas. “Fabricamos geleias, conservas e molhos a partir de matéria-prima desses produtores, os quais não têm fácil acesso aos grandes centros. Com o apoio da AngloGold, por meio do Programa Parcerias Sustentáveis, conseguimos consultoria em administração, contabilidade e marketing, além de recursos para estruturar nosso negócio”, afirma Yara, além de destacar a importância do aporte para o desenvolvimento da marca.
Outro projeto que se destaca é o Tramas do Tempo – Reciclando Histórias, uma parceria entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e artesãos. Segundo Adelina Resende de Menezes, o projeto une a tradição da tecelagem manual com a sustentabilidade, reutilizando uniformes descartados pela CBMM. “Transformamos calças jeans e camisas em tiras para tecer, preservando a história desse ofício e prolongando a vida útil dos materiais”, diz Adelina, orgulhosa do impacto cultural e ambiental da iniciativa.
A Associação de Artesanato de Três Marias, apoiada pela Nexa Resources e pelo Sebrae, também marca presença na EXPOSIBRAM 2024. Hidalma Soares, integrante do projeto, explica que a parceria proporcionou capacitação e desenvolvimento de produtos com identidade cultural. “Trabalhamos com bordado e costura, inspirados nas belezas do Cerrado e do Rio São Francisco. Esses dois anos de parceria nos permitiram mostrar nosso trabalho e expandir nossa produção”, conta.
A ArcelorMittal, por meio do projeto Ussu Cerâmica – Resistência e Sustentabilidade, também promove o empreendedorismo feminino. A iniciativa capacita mulheres em Itatiaiuçu (MG) para produzir cerâmica artesanal, a partir de rejeitos da mineração. “Nosso objetivo é empoderar essas mulheres, oferecendo independência econômica. A ArcelorMittal apoia com recursos, via Lei de Incentivo à Cultura, e oferece suporte para formalizar a cooperativa”, explica Juliana.
Outro projeto que estimula mulheres a investir nos negócios é a Rede Empreendelas, apoiada pela Samarco. O projeto apoia diversas mulheres empreendedoras na comunidade de Antônio Pereira, em Ouro Preto (MG). Graziela Santos, representante da Rede, conta que o projeto nasceu depois de uma tragédia na comunidade. “Ao sabermos que uma das mulheres tirou a própria vida, por estar passando por diversos problemas financeiros e pessoais, decidimos investir no empoderamento feminino. Hoje, temos 270 mulheres envolvidas, atuando em diversas áreas, desde artesanato até psicologia e odontologia”, revela.
Durante a EXPOSIBRAM, você terá a oportunidade de conhecer o programa que é uma parceria da Sigma Lithium com o Grupo Mulheres do Brasil. O Programa de Microcrédito Fundo Dona de Mim, em Itinga e Araçuaí, é a maior iniciativa privada no Brasil voltada à geração de renda de mulheres que se tornam microempreendedoras a partir de suas vocações e sonhos.
O programa ofereceu a 2 mil empreendedoras um microcrédito de R$ 2.000 (dois mil reais), além de orientá-las financeiramente. Ele está em fase de expansão e a meta é alcançar 10 mil concessões de crédito na região impactando positivamente 50 mil pessoas da região.
O programa disponibiliza ainda casas de apoio em Itinga e Araçuaí, com plantões de orientação, uma plataforma online de cursos e eventos presenciais de capacitação empreendedora. Outro diferencial é a taxa de juros simbólica e o período de carência de seis meses para o início dos pagamentos, resultando em um baixo índice de inadimplência e na construção de uma rede empreendedora virtuosa.
Venha conhecer o projeto e os produtos das mulheres do Vale do Jequitinhonha de perto no estande da Sigma Lithium (Y09).
Patrocinadores
Figuram como patrocinadores do evento: Lantex (diamante), Vale (diamante), Anglo American (platina), Armac (platina), BHP (platina), CODEMGE (platina), Governo de Minas Gerais (platina), Huawei (platina), Casa dos Ventos – Transição Energética (platina), AngloGold Ashanti (ouro), Atlas (ouro), Aumund (ouro), Eletrobrás (ouro), Kinross (ouro), Nexa Inovação (ouro), ArcelorMittal (inovação), Bemisa (prata), Elecmetal (prata), Geosol (prata), Hydro (prata), Mineração Usiminas (prata), Accenture (bronze), Aeolus Tyre Co (bronze), Alcoa (bronze), Ausenco (bronze), Austin Powder (bronze), Avante Tratores (bronze), BVP Geotecnia & Hidrotecnia (bronze), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (bronze), Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM (bronze), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM (bronze), Dinâmica Materiais Hidráulicos (bronze), Energy Fuels (bronze), Hatch (bronze), Irmen/Sany (bronze), Kao (bronze), Kofre (bronze), Mosaic (bronze), MRS – Moisture Reduction Systems (bronze), Mosaic (bronze), Rema Tip Top (bronze), Samarco (bronze), Schneider Eletric (bronze), Sefar (bronze), Sigma Lithium Resources (bronze), TCS – Tata Consultancy Services (bronze), Walm Engenharia (bronze) e WSP (bronze).