Programa Alcoa de Portas Abertas recebe visita de acadêmicos do Instituto Federal
26/09/24
A iniciativa traz oportunidades para estudantes e apresenta operações, projetos e o Parque Ambiental da companhia em Poços de Caldas
A Alcoa Poços de Caldas realiza mensalmente o Programa Alcoa de Portas Abertas, visando apresentar a sua estrutura, processos, produtos e cases de sucesso, por meio de visita à Fábrica e ao Parque Ambiental.
O programa é direcionado às comunidades da região, membros do poder público e outros grupos, incluindo acadêmicos, como os estudantes do curso de Administração de Empresas do Instituto Federal (IF), campus Carmo de Minas (MG), que participaram do evento realizado no dia 18 de setembro.
Durante o tour, os visitantes, acompanhados por funcionários das áreas de Relações Externas e Comunicação, Mineração, Refinaria, Refusão e Áreas de Resíduos de Bauxita, tiveram a oportunidade de conhecer a operação da Alcoa e saber mais sobre outros assuntos, como, por exemplo, o mercado de trabalho.
Leandro Vasconcelos, aluno do 6º período, afirmou que o Programa despertou ainda mais o interesse sobre o mundo corporativo. “Fiquei muito interessado em conhecer na prática como os negócios funcionam e, com isso, entendi como posso desenvolver minhas habilidades para o mercado de trabalho”.
A companhia já recebeu alunos do IF Sul de Minas, campus Poços de Caldas e, em breve, contará com a participação de estudantes da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Para consultar a disponibilidade de vagas, entre em contato pelo e-mail PFA_Comunicacao@alcoa.com.
Sobre a Alcoa Poços de Caldas
A unidade de Poços de Caldas (MG) é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil, em 1965. Com mais de 1.400 funcionários (entre diretos e contratados), a unidade foca em pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio.
Dedicada à produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio, a planta destina para o mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource.
Conforme a estratégia de atuação responsável da Alcoa, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo. Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalado o primeiro equipamento de filtração na Refinaria da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – tecnologia referência para a indústria do alumínio, trazendo inovação e sustentabilidade para o processo.
Ao mesmo tempo, o Parque Ambiental comprova, há 31 anos, a seriedade do compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, tendo a primeira trilha do estado de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, sendo um espaço de educação ambiental e engajamento social. Para saber mais sobre a Alcoa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=kRYX4J07yG0