Professor Arthur Pinto Chaves recebe homenagem pela contribuição ao setor mineral
03/06/24
A Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI) homenageou o professor e engenheiro de Minas, Doutor Arthur Pinto Chaves, em reconhecimento ao seu trabalho e contribuição para o setor minero-metalúrgico, para a engenharia e para a Politécnica .
Na sua trajetória profissional, Arthur Pinto Chaves destacou-se como um líder inspirador, sempre disposto a compartilhar seu amplo conhecimento com as novas gerações. “O professor deu uma enorme contribuição à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias minerais e também à promoção de uma mineração mais responsável e consciente do meio ambiente. Sua requisitada presença em entidades e instituições do setor mínero-metalúrgico e em bancas de pós-graduação são confirmações de admiração e respeito”, afirmou o presidente da APEMI, Nelson Mitihiro Tsutsumi.
Como professor, Arthur inspirou e formou inúmeros engenheiros que hoje ocupam posições de destaque no Brasil e no mundo. Sua capacidade de traduzir complexidade em clareza e sua dedicação ao ensino são marcas consagradas de valor e prestígio.
Sobre o professor
Graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na turma de Metalurgia de 1968, é autor do livro “Teoria e Prática do Tratamento de Minérios” com sua 1ª versão publicada pela Editora Signus da Brasil Mineral em 1995, com o Francisco Alves como editor, obra que por várias gerações tornou-se referência, o handbook dos engenheiros tratamentistas. Co-autor, juntamente com o Francisco Alves do Livro “Paulo Abib – um engenheiro que acreditava no Brasil”.
Iniciou sua carreira no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, trabalhou na coqueria da COSIPA – Companhia Siderúrgica Paulista, integrou a equipe do inestimável Prof. Dr. Paulo Abib Andery, foi gerente do laboratório e de Processos Minerais da PAA, colaborou na Promon Engenharia e na Brumadinho, foi sócio da Alternativa Engenharia e participou da equipe de Engenharia Mineral e Metalúrgica da Jaakko Pöyry Engenharia.
Em 1976, Arthur Chaves começou sua jornada como professor da Engenharia de Minas da Poli. Após aposentar-se na Poli em 1998, continuou ministrando aulas na graduação e como orientador de mestrandos e doutorandos. Algumas frases do mestre: “O tratamento de minerais é um assunto inesgotável”; e o seu conselho aos engenheiros: “Procure ser o profissional mais completo possível, o mais ético e o mais competente!”.