Produção de cobre da Rio Tinto cai no 4o trimestre
17/01/07
SYDNEY (Reuters) – A mineradora Rio Tinto informou que um trabalho de manutenção em uma unidade de produção de cobre nos Estados Unidos reduziu a produção do metal refinado da empresa em quase um terço e suas ações caíram 2 por cento diante da possibilidade de redução de lucro.
A produção de ouro, molibdênio e coque usado na produção de aço também foi reduzida.
“A produção de minério de ferro, cobre, molibdênio e carvão ficaram levemente abaixo das expectativas no meu ponto de vista”, disse o analista Mark Pervan, da Daiwa Securities. “Eu devo fazer provavelmente um ajuste na minha previsão de lucro em 2006.”
A produção de cobre da Rio Tinto no quarto trimestre caiu 37 por cento na comparação com o mesmo período de 2005 por causa do prolongamento da parada da unidade da companhia em Utah, o que reduziu a produção anual da companhia em 5 por cento.
“(A parada) foi estendida por mais 18 dias além do cronograma original para 63 dias por causa de uma expansão do trabalho exigido”, informou a companhia nesta quarta-feira em relatório sobre produção.
A queda na produção da Rio Tinto acontece em um momento em que as mineradoras estão correndo para manterem o ritmo de atendimento da forte demanda por metais, que tem impulsionado os preços dos metais.
Os preços do cobre dispararam para 8.800 dólares a tonelada em maio passado e desde então recuaram para 5.700 dólares a tonelada. Apesar disso, alguns analistas acreditam que o começo deste ano pode ser marcado por nova escalada de preços por causa dos dados de forte produção industrial na China.
A produção de minério de ferro da Rio Tinto, por outro lado, subiu 8 por cento no quarto trimestre, compondo uma expansão de 7 por cento em todo 2006. A empresa é a segunda maior mineradora da commodity do mundo, atrás da brasileira Companhia Vale do Rio Doce.
Reuters