Processo Kimberley é tema de seminário
30/04/10
O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia, realiza o ?Seminário Venezuela Brasil: procedimentos e experiências da certificação do Processo Kimberley?, em Brasília.
;
Na abertura do evento, que começou nesta segunda-feira (26), Samir Nahass, assessor Internacional que estava representando a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), discursou sobre a importância desse método. ?O processo Kimberley se desenvolveu no Brasil aos poucos e hoje é referência para outros países?, disse Nahass, referindo-se à prática do sistema mundial de certificação para os diamantes brutos extraídos e comercializados legalmente.
;
O Processo Kimberley tem como objetivo impedir o comércio de diamante sem um certificado de origem adequado. Todos os lotes de diamantes brutos importados e exportados deverão ser acompanhados de certificado legítimo.
;
No encontro, que termina nesta quarta-feira (28), vem sendo discutida a metodologia brasileira de certificação, os aspectos processuais e de fiscalização, o funcionamento do Fórum Brasileiro do Processo, ações do Itamaraty relacionadas ao tema, entre outros.
;
Fonte: Ministério de Minas e Energia – (61) 3319 5620/5588
Ascom DNPM